Dia do Idoso

Em 1982 a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceram a primeira Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento, o que influenciou diversas instituições em vários países a fazerem o mesmo.

No Brasil, a Lei nº 11.433 foi oficializada para refletir sobre os assuntos do idoso em sua sociedade, tais como: convívio familiar, abandono, discriminação, saúde, aposentadoria, maus tratos, dentre outros. O dia escolhido para lembrar-se deste tema tão importante é 1º de Outubro.

Estima-se que em 2050 a população mundial de pessoas com idade superior a 60 anos atingirá um total de dois bilhões. Com o acréscimo de idosos, multiplicam-se obstáculos como: a boa saúde física e mental, acesso à educação, participação ativa dos idosos nos assuntos da sociedade, combate a todo tipo de abuso, etc.

Por isso, essa data é reservada para homenagear e refletir sobre todas as questões fundamentais a respeito das pessoas com mais de 60 anos. Vamos ajudar os nossos amigos da terceira idade e tomar ciência de seus desafios do cotidiano!

A Central da Fisioterapia apoia, divulga e se solidariza com a campanha do Dia do Idoso.