Começa campanha de vacina contra o vírus HPV

A vacina contra o papiloma vírus humano será iniciada a partir desta segunda-feira (10). O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibilizará a vacina para as meninas de 11 a 13 anos, em postos de saúde e escolas públicas e privadas do país. Para receberam a imunização nas escolas, as meninas devem apresentar uma autorização assinada por um responsável e o cartão de vacinação ou um documento oficial com foto.  

A vacina vai ajudar a combater o câncer de colo do útero. Meninas de todo o país terão acesso a uma dose do medicamento pelos 36 mil postos de saúde públicos, durante o ano. No próximo ano serão atendidas meninas entre 9 e 11 anos e, em 2016, a campanha atenderá apenas meninas de 9 anos.

A imunização será estendida em três doses. A segunda aplicação deve ser realizada 6 meses após a primeira e a terceira, 5 anos depois.

O Ministério da Saúde tem o objetivo de, até 2016, conseguir imunizar 80% das 5,2 milhões de meninas de 9 a 13 anos no país.

O vírus HPV, transmitido através de relação sexual, pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas, possui outros meios para transmissão. Existem mais de cem tipos do vírus, dentre eles, os mais recorrentes são: 6, 11, 16 e 18 – os dois primeiros relacionam-se a 90% das verrugas genitais e os dois últimos, a 70% dos casos de câncer de colo do útero.

Ficando atrás apenas dos tumores de mama e colorretal, o câncer de colo do útero é o terceiro que mais acomete as mulheres, tendo em vista que em 2011, 5.160 mulheres morreram por causa da doença. Foi relatado a partir de dados da Organização Mundial de Saúde que (OMS) que, 290 milhões de mulheres no mundo têm HPV.