Dia Nacional de Combate ao Câncer

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer, o Ministério da Saúde, através da portaria GM nº 707 em dezembro de 1988, iniciou a campanha do Dia Nacional de Combate ao Câncer, que é celebrada anualmente em 27 de Novembro.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) afirmam que, somente no ano de 2014, aproximadamente 580 mil novos casos da patologia surgiram no Brasil, ou seja, o câncer cresce cada vez mais no país, sendo a segunda principal causa de mortes de homens, mulheres e crianças, perdendo apenas pelas doenças cardiovasculares.

Geralmente, essa patologia está associada a hábitos que são poucos saudáveis, como fumar, consumir bebida alcoólica em excesso, não praticar atividades físicas e tomar muito sol sem proteção.

Câncer de pele, mama, próstata, brônquios, traqueia, cólon, pulmão e reto são os principais tipos dessa doença, sendo o de mama o principal causador de mortes de mulheres e o de pulmão em homens. Por isso, a campanha serve para a conscientização da sociedade sobre o assunto, e que o diagnóstico precoce de qualquer tipo de câncer pode salvar vidas.

A Central da Fisioterapia apoia e divulga a campanha do Dia Nacional de Combate ao Câncer, visando a prevenção da patologia e incentivando homens e mulheres a realizarem os exames necessários. Apoie esta causa você também!