Exercícios para a saúde do coração

Muitos médicos indicam um método para melhorar a saúde do coração: o movimento do corpo. Todo mundo sabe que ter um coração saudável é resultado de alguma atividade física, já que exercícios deixam as artérias e vasos mais flexíveis, evitando o risco de doenças cardiovasculares, como colesterol alto, hipertensão, derrame e infarto.

Isso não significa que você precisa passar muito tempo na academia ou fazendo só um tipo de atividade física. Basta realizar os trenos diariamente, com intensidade moderada e bastante hidratação para garantir um coração mais saudável.

Caminhar é um dos exercícios aeróbicos mais populares entre as pessoas de todas as idades. É agradável, seguro e fácil de ser praticado até mesmo nos indivíduos que tem a agenda cheia de compromissos. Você pode caminhar até o mercado, ao trabalho ou dar voltas no quarteirão de seu bairro, por exemplo.

Outra atividade aeróbica que está agradando grande parte da população é andar de bicicleta. Pedalar ao ar livre ou dentro das academias é um ótimo exercício para manter a saúde do coração. Porém, para prevenir lesões enquanto pratica essa atividade é importante observar a posição do banco e dos pedais. A bicicleta deve estar ajustada de maneira correta para o seu corpo.

A natação também traz benefícios para o coração, já que o ato de nadar é uma atividade física que melhora a respiração, o condicionamento físico, a coordenação motora e ainda queima calorias.

As atividades físicas não precisam ser tão rígidas, você pode se divertir realizando exercícios. Dançar é um belo exemplo disso. Só são necessários sapatos confortáveis e músicas que o motiva. Danças com ritmos de forró, zumba, axé e dentre outros podem ser realizados tanto com diversas pessoas em aulas, como sozinho em casa.

Para manter o coração saudável, são recomendáveis 150 a 200 minutos semanais de atividades físicas. Este tempo pode ser separado em três a cinco sessões de 30 a 50 minutos cada. Outra dica é que você pode variar os exercícios a cada sessão.

Antes de realizar atividades físicas, é importante consultar um médico para que ele avalie e indique os exercícios mais adequados. Dos 20 aos 40 anos, é preciso realizar avaliações médicas a cada cinco anos. A partir dos 40, os exames devem ser anuais ou semestrais, para evitar complicações específicas.

Central da Fisioterapia realiza tratamentos em domicílio para diversos pacientes que precisam de um fisioterapeuta, sem que o paciente tenha que se deslocar até uma clínica, evitando longas viagens e situações desconfortantes. Para ter mais informações de tratamento em casa, fisioterapia ou sobre a Central da Fisioterapia ligue para a nossa central de atendimento. Será um prazer atendê-lo.