Como se prevenir da dor Femoropatelar

Qualquer um pode ser acometido por uma dor no joelho. Esse desconforto pode ser ocasionado na região Femoropatelar. Os motivos para tal desconforto estão relacionados muitas vezes com a postura que adotamos. Pessoas que descem e sobem escadas, ou que ficam durante muito tempo agachadas podem desenvolvê-la.

A posição da patela do indivíduo pode ser um dos fatores de risco, porém não há uma explicação real que possa determinar se de fato esse seria um dos motivos para a aparição das dores, que pode ser em um ou em ambos os joelhos. Pessoas que estão com a patela desalinhada, por exemplo, podem sentir desconfortos agudos caso realizem exercícios em excesso, ao passo que outras pessoas não sofreriam os mesmos efeitos se não apresentam esse desalinhamento.

Para pessoas que apresentam tal condição são recomendadas a diminuir a prática de exercícios de alto impacto, visto que a região do joelho é muito exigida. Há profissionais que recomendam a realização de outras atividades físicas, como a natação, salvo se a pessoa não estiver disposta a entrar em período de repouso.

Dependendo da situação, há diversas maneiras de evitar um possível desgaste na região da patela. Através dessas dicas, você poderá continuar a fazer exercícios físicos de forma saudável e confortável.

 

Veja as dicas:

  • Faça alongamentos antes dos exercícios físicos, especialmente antes de correr;
  • Aumente a intensidade dos exercícios de forma gradual;
  • Promova um aumento na duração através de recomendações dadas por profissionais da área esportiva;
  • Adote posturas corretas na hora da corrida, buscando sempre orientações de profissionais;
  • Utilize um tipo de causado para cada tipo de exercício praticado.