Tênis usado é melhor para sambar

Com a aproximação do carnaval, ficam as dúvidas de qual calçado deve ser utilizado, especialmente na hora de sambar. Nesses eventos as pessoas ficam expostas a diversas lesões, tais como entorses, calos e dores nas pernas, é por isso que escolher o que usar faz toda a diferença.

Especialistas da área ortopédica explicam que o melhor é utilizar tênis, visto que além de confortáveis, possuem uma proteção muito maior do que os outros utilitários. As sandálias rasteiras, por sua vez, não são tão prejudiciais como os saltos - em alguns aspectos, porém estudos apontam que há sobrecarga nos joelhos e tornozelos.

A Central da Fisioterapia recomenda calçados velhos, dado que os novos podem apertar ou machucar os pés do indivíduo. Para os excessos, os tênis de corrida são aqueles que melhor levam conforto na hora de entrar na roda de samba. É necessário que o folião faça alongamentos antes, durante e depois das festas, já que as pernas são muito exigidas.

Para aquelas que desejarem calçar sandálias com saltos, o ideal é o de 2 ou 3 cm, não sendo fino, pois, além de forçar a coluna lombar, existem chances de que a mulher sofra entorse de tornozelo.

Em casos de bolhas nos pés, o recomendável é que a pessoa não mexa e nem perfure, pois, se a ferida ficar exposta, há chances de contaminação. Para que isso não aconteça, a região deve ser coberta com adesivos curativos ou esparadrapos. Nesses casos, um calçado que não aperte a região será a melhor escolha.