Conquiste uma postura correta

Problemas com a postura são as causas mais comuns de afastamentos no trabalho no Brasil, e muitas pessoas sentem algum desconforto ao final do dia, seja por algum esforço repetitivo ou má postura. Saiba que pequenos cuidados com a postura no dia a dia podem fazer grande diferença para a coluna.

O modo de sentar, utilizar o computador, de agaixar, de carregar algum peso no chão, de subir as escadas, e até a posição escolhida na hora de dormir influenciam na coluna e podem trazer problemas a longo prazo, por isso é sempre importante observar a si mesmo e procurar manter a postura alinhada.

A Equipe da Central da Fisioterapia separou dicas para manter sua coluna sempre saudável! Confira:

Ao se sentar mantenha os pés apoiados no chão ou em algum suporte; não cruze as pernas; a coluna deve ficar ereta, mas respeitando as curvas naturais de cada pessoa; a tela do computador deve estar alinhada aos olhos, que devem estar sempre posicionados para o horizonte; sente-se sobre os ísquios, que são os ossinhos do bumbum.

Ao agaixar para pegar peso mantenha os joelhos flexionados, pegue o objeto e o mantenha próximo do corpo, faça movimentos lentos e transfira o peso para as pernas.

Ao subir escadas mantenha a coluna ereta e os pés bem apoiados no chão. Evite se curvar para frente.

É aconselhável dormir com um travesseiro entre as pernas e outro travesseiro na altura do ombro, o colchão não deve ser muito mole, nem muito firme. É importante não forçar a lombar, por isso, evite dormir de bruços.

Agradecemos pela leitura!

Atenciosamente,

Equipe Central da Fisioterapia