Dia Mundial da Osteoporose é comemorado em outubro

No dia 20 de outubro comemora-se o Dia Mundial da Osteoporose, a data tem como objetivo conscientizar a população da importância da prevenção à esta doença que afeta cerca de 10 milhões de brasileiros, sendo que no mundo todo este número gira em torno de 200 milhões de portadores de osteoporose. Na maioria dos casos, a doença só é diagnosticada na terceira idade ou em mulheres na pós-menopausa, quando a pessoa sofre algum tipo de fratura

A osteoporose é uma doença silenciosa, considerada parte do envelhecimento, pode atingir todos os ossos do corpo humano, enfraquecendo-os e tornando-os suscetíveis à fraturas. As muheres são mais propensar a desenvolverem a osteoporose do que os homens, além disso são fatores que contrbuem para o surgimento da osteoporose:

- Pouca ingestão de cálcio;

- Sedentarismo;

- Pouca exposição ao sol;

- Consumo de álcool;

- Consumo de café;

- Uso de cigarro;

- Excesso de ingestão de sal;

- Genética;

A osteoporose não tem cura, mas é possível realizar exercícios e manter hábitos de vida saudáveis que contribuem para a prevenção do desenvolvimento da doença e a obtenção de qualidade de vida no envelhecimento. O consumo de alimentos ricos em cálcio são fundamentais para a prevenção do desenvolvimento da osteoporose e para manter os ossos fortes, como:

- Leite e derivados;

- Sardinha;

- Vegetais;

- Soja;

- Salmão;

- Nozes e castanhas;

- Semente de Linhaça;

- Tomate;

 

 Clique aqui e veja mais dicas de saúde, e acesse os vídeos da Central da Fisioterapia no Youtube.

 

Agradecemos pela leitura!

Atenciosamente,

Equipe da Central da Fisioterapia