Campanha Mundial Contra o AVE/AVC

Campanha contra o AVC/AVE | Central da Fisioterapia

A cada dois anos é definido um novo tema para a Campanha Mundial de Combate ao Acidente Vascular Encefálico (AVE), conhecido popularmente como derrame. Esse ano o tema é “Eu sou mulher: o AVC me afeta”, cuja finalidade é reforçar a ideia de que o sexo feminino apresenta fatores de riscos maiores do que os homens de sofrerem dessa enfermidade.

A explicação, segundo pesquisas norte-americanas realizadas no início do ano, para que elas estejam mais expostas à doença se dá porque as questões hormonais e o consumo de pílulas contraceptivas aumentam as chances, sendo esse o terceiro maior causador de morte entre as mulheres, ficando atrás de doenças cardíacas e câncer.

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma doença, porém, que afeta não só as mulheres, como também os homens, em quantidades menores. Há dois tipos de AVC, o mais grave é o hemorrágico e o outro, menos grave – porém – com sequelas irreversíveis é o isquêmico. O primeiro ocorre quando as artérias que irrigam sangue para o cérebro sofrem total rompimento, causando necrose cerebral parcial. Já o segundo, obstrui a passagem de sangue.

Alguns dos sintomas mais comuns podem ser percebidos quando o paciente com AVC, ao sorrir, fica com um lado da boca inalterado. Além disso, é comum apresentar fraqueza em um dos braços, a fala do indivíduo fica alterada, apresentando dificuldade ao tentar se expressar, entre outros sinais que podem variar de acordo com o grau de desenvolvimento da enfermidade.

 

Central da Fisioterapia para pacientes com AVE/AVC

A Central da fisioterapia auxilia no tratamento para pessoas que estejam com o conhecido derrame. Nesses casos, o profissional atua com a finalidade de reduzir os problemas, levando maior qualidade de vida para quem sofre desse entrave que afeta principalmente as mulheres. A finalidade do fisioterapeuta é fazer com que a pessoa recupere parte dos movimentos para que possa ter independência na realização de algumas tarefas cotidianas.

Os interessados em realizar uma consulta pela Central da Fisioterapia poderão contar com o atendimento em casa, no qual não precisarão se preocupar em se deslocar, talvez por longas distâncias, para chegar à uma clínica, pois nossos profissionais, preocupados com a comodidade de seus pacientes, vão até seu domicílio, onde serão iniciadas as formas de tratamentos adequados para sua melhor recuperação.