Atividades para idosos fazerem em casa

Praticar exercícios é prazeroso e pode ser realizado por pessoas de todas as idades, pois além de trazer benefícios para a saúde, as atividades também proporcionam vantagens para a mente. Já o sedentarismo pode causar a perda de quatro itens importantes para o bom condicionamento físico, são eles: resistência, força, flexibilidade e equilíbrio.

Para manter a saúde em dia é importante melhorar a resistência e a força, pois isso torna mais fácil subir as escadas e carregar coisas. O equilíbrio e a flexibilidade ajudam na prevenção de quedas e de dores.

O alongamento é de suma importância para desenvolver a amplitude e prevenir lesões. Priorize um tempo (de preferência pela manhã) e se espreguice, pois o alongamento praticado diariamente traz diversas vantagens para a saúde e ainda mantém o bem-estar.

Outra atividade que pode ser praticada em casa ou até mesmo em grupo é a dança. Muitos médicos indicam por ser um exercício aeróbico capaz de prevenir doenças como: hipertensão, osteoporose, obesidade e depressão. Além disso, dançar faz bem para a memória, e se praticada em grupo é capaz de estimular a sociabilidade, proporcionando o bem-estar emocional.

Caminhar em casa também é valido, já que permanecer muito tempo sentado pode lhe afetar com dores nas costas, cabeça, pescoço e sensação de cansaço nas pernas, além de motivar problemas circulatórios e cardíacos. Levante-se para beber água, recolher as roupas do varal e preparar as refeições, por exemplo.

Manter a facilidade de locomoção, coordenação e equilíbrio é fundamental. Atividades de caminhada com obstáculo, andar para frente e para trás e de um lado para o outro são exercícios que podem ser praticados com facilidade na sua própria residência.

Antes de realizar qualquer atividade física, é importante passar primeiro por uma consulta com um especialista, pois só ele poderá indicar os exercícios que poderão ser praticados. Acompanhamento médico em sessões também é essencial.

Central da Fisioterapia realiza atendimentos a domicílio em vários pacientes que precisam de um fisioterapeuta, sem que seja necessário se locomover até uma clínica, evitando gastos e situações desconfortantes. Para ter mais informações de tratamento em casa, fisioterapia ou sobre a Central da Fisioterapia, conheça os serviços e ligue para a nossa central de atendimento 24 horas. Será um prazer atendê-lo.