Como a fisioterapia pode ajudar no reumatismo

São conhecidas de reumatismo as doenças que afetam o sistema músculo esquelético. Existem mais de 100 tipos de reumatismo, sendo a artrite, artrose, fibromialgia e osteoporose os mais comuns. Dados do Ministério da Saúde apontam que cerca de 12 milhões de pessoas sofrem de reumatismo no Brasil.

As doenças reumáticas atingem pessoas de diversas idades. Além de apresentar dores ósseas ou nas articulações, elas podem atingir outros órgãos como os rins, pulmões, olhos e pele. Entre os fatores que podem estimular o reumatismo  estão a obesidade, esportes e atividades exageradas, movimentos que exigem esforço contínuo e fatores genéticos.

Quando o reumatismo já está em estado avançado, pode gerar dores intensas e crônicas, impossibilitando o paciente de realizar tarefas diárias ou até mesmo movimentos bruscos. Neste caso, pode afetar as articulações, músculos, ossos, rim e coração.

O acompanhamento médico de um especialista é importante para o paciente, sendo a fisioterapia uma das formas de tratamento que auxiliam no reumatismo. Consiste no uso de aparelhos que visam manter ou recuperar a mobilidade das juntas e articulações, combatendo a dor. Dependendo da doença e do estado que ela apresenta, o tratamento deve ser realizado de 3 a 4 vezes por semana, até que o paciente consiga realizar tarefas diárias com facilidade. Ter uma alimentação equilibrada e praticar atividades físicas diminui o risco de reumatismo.

A Central da Fisioterapia realiza atendimento a domicílio em diversos pacientes que sofrem de reumatismo. Solicite atendimento ou se precisar de mais informações sobre Fisioterapia ou sobre a Central da Fisioterapia, entre em contato conosco, será um prazer atendê-lo!