10 de outubro é o Dia Mundial da Saúde Mental

O dia 10 de outubro foi instituído em 1992, pela OMS – Organização Mundial da Saúde, como sendo o Dia Mundial da Saúde Mental. A data tem como objetivo conscientizar a população sobre pessoas que possuam doenças mentais, além de trabalhar para obter melhorias no tratamento e prevenção destas doenças.

Atualmente, existam cerca de 400 milhões de pessoas com algum tipo de transtornos mentais, sendo as doenças mentais ou transtornos mentais mais comuns: Alzheimer; esquizofrenia; depressão; abuso de álcool e outras drogas e epilepsia.

Para comemorar o Dia Mundial da Saúde Mental, serão realizadas ao longo do mês de outubro atividades como debates, conferências e são montados grupos de trabalho para discussões sobre o assunto.

Ter uma saúde mental positiva é estar de bem consigo mesmo e com as outras pessoas, estar em equilíbrio com emoções e sentimentos variados, podendo ser boas ou ruins.

A fisioterapia é grande aliada na prevenção e reinserção à sociedade, a fisioterapia é indicada para casos no pós-operatório de câncer de mama, em pessoas idosas, nesses casos, a fisioterapia é importante para desenvolver a independência do paciente e sua qualidade de vida física e mental.

Agradecemos pela leitura!

Atenciosamente,

Equipe Central da Fisioterapia