Fisioterapia em pacientes com amputação

Existem diversas causas para a ocorrência da Amputação dos membros superiores (ombro e braços) e inferiores (coxa, perna e pé). As mais comuns são de Ordem Vascular, responsável por 75% das amputações em pacientes com obstrução arterial que sofrem de hipertensão, diabete, sedentarismo e excesso de peso. A Amputação Traumática é causada por acidentes de trânsito ou de trabalho. Já a Infecciosa e a Amputação Tumoral é causada por infecções que são responsáveis, geralmente, pela amputação dos membros inferiores, que tem como causa principal  a meningite meningocócica e tumores.

Quando o paciente perde um dos membros, ele passa por complicações na recuperação, como deformidade em flexão, excesso de partes moles, irregularidades ósseas, cicatrização inadequada, neuromas dolorosos e complicações cutâneas, o que pode levar à incapacidade e redução de qualidade de vida.

A fisioterapia é recomendada por dar resultados eficazes no tratamento do paciente. Atuando no posicionamento correto do leito, fazendo exercícios ativo-assistidos, exercícios de propriocepção, trabalho do contralateral e de membros superiores de marcha. Tendo como objetivo a amplitude do movimento, aumento da força muscular e equilíbrio da marcha de acordo com a possibilidade do paciente. Envolvendo orientações e condutas de prevenção  e reabilitação.

Com uma evolução satisfatória, é recomendada uma adaptação de utilização de próteses. A Central da Fisioterapia realiza atendimento a domicílio em diversos pacientes com amputação. Solicite atendimento ou se precisar de mais informações sobre Fisioterapia ou sobre a Central da Fisioterapia, entre em contato conosco, será um prazer atendê-lo!