Dia Mundial da doença de Alzheimer é comemorado em setembro

O dia 21 de setembro foi escolhido para ser o Dia Mundial da Doença de Alzheimer, o Alzheimer é uma doença degenerativa que atinge grande parte da população idosa (que vem crescendo cada vez mais com a expectativa de vida elevada). A doença de Alzheimer ainda não tem cura e seu surgimento é desconhecido pela ciência. Muitas vezes confundida com um simples esquecimento ou distração, o Alzheimer é um tipo de demência que atrapalha e/ou impossibilita a realização de atividades do cotidiano, como realizar a higiene diária, dificuldades para se comunicar, e inclusive, mudança de personalidade.

O Dia Mundial da Doença de Alzheimer é importante para conscientizar e sensibilizar a sociedade em geral para o entendimento do que seja esta doença, além de chamar a atenção por serem necessários maiores investimentos em saúde pública para tratamento e apoio aos familiares do idoso que possuam a doença.


Para prevenção do surgimento é aconselhado o consumo de alimentos ricos em ômega 3 para prevenção do desenvolvimento de Alzheimer, práticas de exercícios físicos regulares, exercitar a parte intelectual com leituras de mais de um livro ao mesmo tempo, ler em voz alta, aprender novas línguas, além de ver fotos antigas para reforçar a memória.

Leia mais sobre o Mal de Alzheimer e como a Fisioterarpia Neurológica atua em pessoas portadoras da doença.

Agradecemos pela leitura!

Atenciosamente,

Equipe Central da fisioterapia