03 de Dezembro é o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Em 14 de Outubro de 1992 a Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu o dia 03 de Dezembro como o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência para conscientizar, comprometer e fazer com que os programas de ação conseguissem modificar as circunstâncias de vida dos deficientes físicos do mundo inteiro. Procura também conscientizar sobre os benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, econômica e cultural. Desde 1982 a Assembleia vem trabalhando com o Programa de Ação Mundial para Pessoas com Deficiência que atende as necessidades das pessoas com qualquer tipo de deficiência física.

É considerada deficiência física, quando uma parte do organismo humano não funciona perfeitamente, mas isso não faz diferente a pessoa com deficiência, ela é normal mesmo com suas limitações.

Atualmente a deficiência já é vista como uma necessidade especial, pois as pessoas precisam de tratamentos especiais para viver com dignidade. Entretanto, o preconceito existe, muitos não se adaptam e não aceitam as diferenças e os deficientes acabam sofrendo muito.

A palavra acessibilidade vem sendo muito utlizada, mas a acessibilidade dos locais está longe do ideal. A luta pelos direitos das pessoas portadoras de deficiências é grande e precisa do apoio de todos.

Interessou-se pelo assunto? Leia também: Por que a fisioterapia é muito importante para cadeirantes?

Agradecemos pela leitura!

Atenciosamente,

Equipe Central da Fisioterapia