O que é Artrite Reumatoide (AR)

Existem patologias que podem afetar qualquer parte do corpo, essas – tecnicamente – são conhecidas como doenças sistêmicas. A Artrite Reumatoide (AR), além de sistêmica é crônica, ou seja, não possui uma cura para os seus efeitos, entretanto, por meio de tratamento, seus danos podem ser reduzidos, pois a sua principal característica é a inflamação nas articulações, podendo afetar outras áreas.

Ela é uma doença autoimune, logo, as células saudáveis são atacadas pelo sistema imunológico. Seus sintomas são dor, inchaço, rigidez e inflamação nas estruturas articulares. Em casos graves, o paciente fica incapacitado de realizar suas atividades diárias. Os danos são muito comuns nas mãos e pés. Há casos em que os joelhos, tornozelos, ombros e cotovelos, junto com outros organismos também possam ser acometidos pela enfermidade.

Uma das possíveis causas é genética. Em outras palavras, pessoas com histórico familiar de Artrite Reumatoide possui maior predisposição para adquiri-la. Geralmente, sua manifestação se dá aos 30 anos, com predominância maior em pessoas do sexo feminino, sendo possível a sua detecção em crianças e idosos.

Tratamento de Fisioterapia para portadores de Artrite Reumatoide

Como a Artrite Reumatoide (AR) pode variar de um paciente a outro, o tratamento fisioterapêutico é realizado de forma individualizada. Dado que é uma doença sem cura, o profissional atua para reduzir a dor e o incomodo causado pela enfermidade. Para tanto, o Fisioterapeuta pode se valer de aparelhos como o Tensys, entre outros equipamentos da eletroterapia.

A Central da Fisioterapia possui profissionais que atuam em domicílio. Realizar um tratamento em casa, além de todo conforto e comodidade, evita que o paciente tenha que se deslocar de um lugar para o outro. Para saber mais como funcionam os nossos tratamentos entre em contato. Será um prazer atendê-lo.