O que é Cãibra?

Cãibra – ou câimbra - é uma contração involuntária do músculo, prolongada ou de curta duração que faz com que a área afetada adormeça e cause uma dor quase insuportável. Atinge qualquer pessoa, não tem uma idade específica para aparecer, porém é mais comum em adultos do que em crianças e, conforme os membros vão ficando mais gastos, a cãibra aparece com mais frequência. As regiões mais afetadas são a panturrilha e o músculo nas partes da frente e de trás da coxa.

A cãibra começa quando o cérebro envia impulsos elétricos para um músculo se contrair. Quando o músculo está relaxado, há uma diferença de potencial elétrico entre o exterior e o interior das fibras musculares. Essa diferença ocorre devido à presença de sódio no lado de fora e potássio na superfície da região contraída. 

As principais causas são desidratação; baixo nível dos minerais potássio e cálcio; alcoolismo; hipotireoidismo; insuficiência renal; problemas no metabolismo; gravidez; consumo de alguns medicamentos. 

Não existe um tratamento específico para essas contrações involuntárias. As precauções são:

- Fazer atividades físicas frequentes, com um aumento gradativo de intensidade;

- Alongar-se antes de fazer as atividades físicas;

- Respirar corretamente;

- Manter uma alimentação saudável e balanceada;

- Beber bastante água.

A Fisioterapia Desportiva para auxiliar na prevenção ou alívio da cãibra, atua com exercícios e alongamentos específicos para que os músculos relaxem e as contrações diminuam. O profissional também aplica gelo no local para que haja uma sensação analgésica e ajude no relaxamento. Após os exercícios físicos recomenda-se o uso de meias de compressão para recuperar o músculo e evitar as cãibras.

A Central da Fisioterapia possui uma equipe de profissionais especializados em fisioterapia desportiva e que tratam de patologias decorrentes dos esportes ou atividades físicas, como a cãibra. Solicite atendimento ou se precisar de mais informações sobre Fisioterapia ou sobre a Central da Fisioterapia, entre em contato conosco. . Será um prazer atendê-lo!

Agradecemos pela leitura!

Atenciosamente,

Equipe da Central da Fisioterapia