O que é hipotonia??

A diminuição do tônus muscular é a principal característica da Hipotonia. Para as crianças nos primeiros anos de vida, o seu diagnóstico é facilmente perceptível, uma vez que os pequeninos apresentam poucos movimentos dos membros. Muitos fatores, por sua vez, podem estar por trás dessa patologia.

Os sintomas são fáceis de serem detectados. A princípio, os bebês normalmente flexionam os cotovelos e joelhos, e mexem muito a cabeça para um lado e para outro. Com os hipotônicos o comportamento é totalmente diferente, visto que eles ficam parecendo com “bonecas de pano”, ou seja, seus braços e pernas não se movem e dificilmente suas cabeças mudam de posição.

Nessas situações, os cuidados e atenções dos pais devem ser redobrados, especialmente quando colocarem o nenê em seus braços, pois elas podem acabar escorregando. As crianças que não apresentam essa enfermidade ficam sobre as axilas de seus pais, pois apresentam bom tônus muscular.

A chave para esse problema é, como dito anteriormente, o tônus muscular, mas também um dos fatores é o próprio movimento, visto que ambos envolvem o cérebro, a medula espinhal, nervos e músculos. São muitos os motivos para a sua aparição, entre elas estão o problema de formação cerebral, distúrbios musculares – Distrofia Muscular –, Miastenia Grave, Acondroplasia, Lesões à Medula Espinal que ocorre no nascimento, entre outros.

Fisioterapia para Hipotonia      

O primeiro passo será o exame físico. Com isso, estarão inclusos exames detalhados do sistema nervoso e da função muscular. É comum que profissionais de outras áreas também participem no processo de diagnóstico, para que distúrbios possam ser encontrados. Dependendo do distúrbio, os tratamentos poderão ser contínuos.

A Fisioterapia Pediátrica para crianças com Hipotonia se faz necessária para melhorar o tônus muscular. Dessa forma, o profissional atuará para que futuras contraturas sejam evitadas. O fisioterapeuta está comprometido com a melhora da postura e da coordenação do paciente, fortalecendo ao redor das articulações e da extremidade para proporcionar mais estabilidade e suporte.

A Central da Fisioterapia realiza atendimentos em domicílio com profissionais qualificados. Através de nossos fisioterapeutas, você poderá realizar seus tratamentos com o conforte e a comodidade de sua moradia. Para mais informações, entre em contato. Será um prazer atendê-lo. Além da Fisioterapia, você pode contar com a Central da Fonoaudiologia para auxiliar nos tratamentos.