A Incontinência Urinária e a Fisioterapia

A perda involuntária da urina é uma das maiores queixas nos ambulatórios de ginecologia. Essa doença afeta cerca de 60% das mulheres durante a menopausa ou período de climatério, mas também pode acometer mulheres em período reprodutivo, o que acaba dificultando nas tarefas simples do cotidiano de muitas delas.

Existem quatro tipos de sintomas da incontinência urinária, são elas:

  • IU de esforço (IUE) - é a perda involuntária de urina durante algum exercício ou esforço físico, ou mesmo ao espirrar e tossir.
  • IU de urgência - caracteriza-se pela queixa de perda involuntária de urina acompanhada por urgência (vontade de urinar imediata).
  • IU mista - quando há queixa de perda involuntária associada aos esforços e à urgência.
  • IU paradoxal - é uma perda urinária que ocorre quando o volume de urina excede a capacidade máxima da bexiga.

Problemas atômicos, distúrbios neuropáticos, disfunções neuromusculares e distúrbios psicológicos podem ser uma das causas da incontinência urinária, mas ela pode estar associada também com a gravidez, stress e higiene. O método de tratamento pode ser por meio de cirurgia ou por medicamentos acompanhados com um fisioterapeuta.

A Fisioterapia Uroginecológica auxilia no tratamento da Incontinência Urinária contribuindo no método adequado para melhorar a qualidade de vida da paciente, visando a terapia adequada para a incontinência de urgência e a paradoxal.

O profissional de Fisioterapia Uroginecológica tem como objetivo melhorar a força de contração das fibras musculares do períneo e do assoalho pélvico, coordenar a atividade abdominal, reeducar a musculatura e promover um rearranjo estático lombopélvico. Os resultados obtidos dependem de cada tipo de paciente e da incontinência. O tratamento pode ser aplicado em todas as idades.

A Central da Fisioterapia realiza atendimento a domicílio em diversos pacientes que sofre de Incontinência Urinária ou procura um especialista para melhor qualidade na hora dos de exercícios físicos. Solicite atendimento ou se precisar de mais informações sobre Fisioterapia ou sobre a Central da Fisioterapia, entre em contato conosco, será um prazer atendê-lo!