Fisioterapia - Tratamento Prolapso Uterino

Saiba mais sobre Prolapso Uterino

O Prolapso Uterino ou bexiga caída é o afrouxamento de outros órgãos além da bexiga, tais como: uretra, útero, intestino e reto, isso acontece por conta da fragilidade dos músculos que constituem o assoalho pélvico, deslocando esses órgãos para o canal vaginal. Esse problema impede atividades normais na vida das mulheres gerando um grande impacto negativo na autoestima e qualidade de vida delas.

A doença geralmente acontece após gravidez sucessivas e partos múltiplos, mas, obesidade, envelhecimento, alterações hormonais e certas doenças musculares, neurológicas e genéticas podem também causar o prolapso uterino que compromete o desempenho físico, social e sexual.

Existem vários tipos de prolapso, porém qualquer um deles pode aparecer em diversos graus, seja leve ou grave. A doença pode ser identificada através de aparelhos com imagens que irão mostrar qual o grau e em qual órgão está localizado o prolapso.

Diversas mulheres não apresentam nenhum sintoma que as informam sobre o problema. Entretanto aquelas que apresentam geralmente apresentam: pressão, peso, sensação de algo saindo pelo canal vaginal. Além desses sintomas, podem aparecer sintomas urinários como disfunções e perda urinária, sintomas intestinais como incontinência e constipação. Por conta desses indícios, pode ocorrer uma diminuição no desejo sexual por medo ou insegurança.

Fisioterapia para Prolapso Uterino

A fisioterapia tem sido uma grande aliada às mulheres que sofrem com o prolapso uterino, pois além de tratar o físico ela melhora a qualidade de vida dessas pessoas. O tratamento feito pelo fisioterapeuta, especializado em uroginecologia, consistem em trabalhar o músculo do assoalho pélvico, incluindo realizar (exercícios do assoalho pélvico), o biofeedback, os cones vaginais e a eletroestimulação.

Os exercícios do assoalho pélvico baseia-se no principio das contrações continuas que podem aumentar a força e a resistência muscular, melhorando a atividade dos músculos do assoalho pélvico, melhorando a sustentação da região pélvica.

O que oferecemos nos tratamentos de Prolapso Uterino: