Fisioterapia - Tratamento Estenose Espinhal

Saiba mais sobre Estenose Espinhal

A coluna é uma estrutura móvel e, portanto, está sujeita a traumatismos e ao desgaste gradual conforme envelhecemos. Entretanto, em alguns indivíduos, esse processo pode ser acelerado.

A estenose trata-se do estreitamento do canal vertebral e é proveniente de anomalia de formação de ordem genética ou pode ser adquirida a partir do desgaste progressivo das estruturas da coluna. A espinha lombar é quem dá base para carregar o peso da parte superior, além de abrigar os nervos que controlam a parte inferior. Com o envelhecimento, algumas mudanças degenerativas podem acontecer na espinha: os discos entre as vértebras se desidratam e as juntas crescem demais, acarretando o estreitamento (estenose) espinhal.

O estreitamento do canal espinhal lombar aperta os nervos que vão para a pele e músculos das pernas, gerando inflamação e assim, causando dores nas pernas e nádegas.

 

Sintomas

 Os sintomas normalmente começam a surgir em adultos de meia idade e pacientes mais idosos. Pessoas que nascem com canais espinhais mais estreitos, são mais propensas a desenvolver essa condição.

Geralmente quem porta estenose espinhal, sofre com dores na parte traseira do corpo, especificamente nádegas e pernas. Essas dores passam a piorar gradualmente com o passar do tempo, causando dores intensas ao paciente quando este fica em pé ou caminha. Esses sintomas são aliviados ao se sentar e inclinar-se para frente, o que gera até certa curiosidade no fato de poderem pedalar por algum tempo, mas não andar; afinal, o passeio de bicicleta, obriga a inclinação do corpo.

 

Tratamento

O tratamento depende do grau de estreitamento e da gravidade dos sintomas, tendo o paciente que primeiramente, manter-se o mais ativo possível sem agravar os sintomas já existentes, mantendo assim, a força e mobilidade da coluna.

A fisioterapia servirá para fortalecer os músculos lombares e abdominais, sugerindo movimentos de flexão anterior da coluna, com o objetivo de melhorar a flexibilidade de movimento.

A bicicleta estática pode ser usada na reabilitação para beneficiar a mobilidade geral.

A Central da Fisioterapia realiza atendimento em pacientes com quadro de Estenose Espinhal. Solicite atendimento ou se precisar de mais informações sobre Fisioterapia ou sobre a Central da Fisioterapia, entre em contato conosco. Agende uma pré-avaliação via telefone. Será um prazer atendê-lo!

O que oferecemos nos tratamentos de Estenose Espinhal:

  • Atendimento Domiciliar;
  • Levamos Equipamentos na sua Residência;

  • Fisioterapeutas Especializados;
  • 15 anos de Experiência Domiciliar;

Entre em contato, retornamos em até 1 hora

Procura atendimento domiciliar?
Procura atendimento particular?
Prefiro contato por:

Central de Atendimento

Segunda a Sexta das 08:00 às 19:00 e ao Sábados das 08:00 às 17:00