Fisioterapia - Tratamento Condromalácia Patelar

Saiba mais sobre Condromalácia Patelar

A condromalácia patelar é uma lesão comum entre corredores. Trata-se de um componente da síndrome femoropatelar, patologia conhecida popularmente como "joelho de corredor".

A condromalácia patelar ocorre na cartilagem anterior do joelho, podendo resultar em um amolecimento ou perda completa da cartilagem. A lesão pode ser causada por diversos fatores, entre eles: alto impacto, desequilíbrio muscular e sobrecarga no joelho.

Durante corridas, o impacto do corpo com o solo é três vezes maior que o peso do corpo. Quando há pouca contração muscular para receber o impacto, as articulações recebem um grande choque, o que com o tempo resulta no desgaste da cartilagem. Outras causas são: flexão exagerada do joelho em agachamentos e a sobrecarga no joelho causada pela distância da aterrissagem dos pés no chão.

Fisioterapia para Condromalácia Patelar

O tratamento pode envolver sessões de fisioterapia ortopédica onde serão usados aparelhos como laser e ultrassom. São feitos alongamentos dos músculos da parte de trás da coxa e fortalecimento dos músculos da parte da frente da coxa. O fisioterapeuta deverá realizar uma avaliação da postura do paciente e do posicionamento do quadril, joelhos e pés, pois é grande o risco da condromalácia patelar virar uma doença crônica. Descanso e suspensão de atividades físicas muito complexas auxiliam o tratamento. Em alguns casos mais graves, é realizada uma intervenção cirúrgica.

Central da Fisioterapia realiza atendimento em pacientes com Condromalácia Patelar. Solicite atendimento ou se precisar de mais informações sobre Fisioterapia ou sobre a Central da Fisioterapia, entre em contato conosco. Agende uma pré-avaliação via telefone. Será um prazer atendê-lo!

O que oferecemos nos tratamentos de Condromalácia Patelar: