Fisioterapia - Tratamento Ataxia

Saiba mais sobre Ataxia

A ataxia é a perda do controle muscular durante atividades do dia a dia, como andar, pegar objetos. Ela também pode afetar a fala, movimento dos olhos, problemas para engolir e muitos outros músculos do corpo humano. As pessoas com ataxia têm problema na coordenação, uma vez que parte do sistema nervoso central é afetada.

Muitas vezes a palavra ataxia é usada para descrever uma descoordenação que pode estar associado com alguma infecção, lesões de outras doenças. Ela também designa um grupo de doenças degenerativas. Existem algumas situações que podem causar a enfermidade, tais como: abuso do álcool, AVC, tumor, paralisia cerebral e esclerose múltipla. Um gene defeituoso herdado também pode provocar a ataxia.

Entretanto existem dois tipos de ataxia. As hereditárias que são um conjunto de doenças que o seu fator comum é serem geneticamente determinadas, são divididas em dois grupos grandes que são: ataxia autossômica recessiva e ataxia autossômica dominante. O indivíduo pode adquirir a ataxia através de um gene dominante de um dos pais. Existem também as adquiridas que são aquelas ataxias que não envolve algum gene e podem ser causadas pelo abuso de álcool, drogas e etc.

A ataxia pode se desenvolver ao longo do tempo ou pode surgir de repente. Entre os sintomas para essa enfermidade os mais comuns são: dificuldade de engolir, falta de coordenação, alterações na fala, dificuldades com tarefas motoras, andar cambaleante e movimentos de vai e vem dos olhos.

Fisioterapia para Ataxia

A ataxia pode se desenvolver ao longo do tempo ou pode surgir de repente. Entre os sintomas para essa enfermidade os mais comuns são: dificuldade de engolir, falta de coordenação, alterações na fala, dificuldades com tarefas motoras, andar cambaleante e movimentos de vai e vem dos olhos

A fisioterapia irá planejar um tratamento em que os exercícios irão estimular a precisão dos movimentos dos membros, isso tudo sem perder a estabilidade, além disso, irão trabalhar também a marcha do paciente. Por conta disso é necessário que ao notar os sintomas procure um médico e se informe das melhores fisioterapias para o seu problema. 

O que oferecemos nos tratamentos de Ataxia:

  • Atendimento Domiciliar;
  • Levamos Equipamentos na sua Residência;

  • Fisioterapeutas Especializados;
  • 15 anos de Experiência Domiciliar;

Entre em contato, retornamos em até 1 hora

Procura atendimento domiciliar?
Procura atendimento particular?
Prefiro contato por:

Central de Atendimento

Segunda a Sexta das 08:00 às 19:00 e ao Sábados das 08:00 às 17:00