Fisioterapia - Tratamento Diabetes

Saiba mais sobre Diabetes

O Diabetes Mellitus é caracterizado por um excesso de glicose no sague, devido à ineficácia do pâncreas endócrino de produzir insulina. O processo de digestão normal ocorre quando o corpo converte o açúcar e o amido em glicose, que é o açúcar simples.

A glicose é conduzida pela corrente sanguínea até as células, introduzida nelas através da insulina e transformada em energia. No caso de pessoas com Diabetes, a glicose acumula no sangue, causando a hiperglicemia.

Existem dois tipos de Diabetes Mellitus:

• Tipo I é quando a produção de insulina é insuficiente, sendo necessárias injeções diárias de medicamentos que contém insulina.

• No tipo II, a glicose não é absorvida pelas células. Esse tipo normalmente aparece após os 40 anos e pode passar despercebida.

Nos dois casos, a alimentação deve ser balanceada e deve-se evitar a ingestão de açúcar.

Os sintomas do diabetes são: sede excessiva, vontades frequentes de urinar e aumento no volume da urina, fadiga, fraqueza, tonturas, formigamento, dormências, visão embaçada, aumento de apetite, perda de peso, dificuldade de cicatrização, infecções urinárias frequentes, coceira vaginal e dores nas mãos, pernas e pés.

Caso não seja tratado, o diabetes pode causar cegueira, enfarte do miocárdio, derrame cerebral, doenças nos rins, impotência sexual, gangrena e amputações. O tratamento é realizado por uma equipe multidisciplinar de médicos, que envolve endocrinologistas, nutricionistas, fisioterapeutas, entre outros.

O fisioterapeuta é responsável por auxiliar na realização de exercícios como alongamentos, pois promove melhor circulação sanguínea para as pernas e pés. Além disso, o profissional auxilia na melhora do movimento e da capacidade funcional, promovendo a qualidade de vida do paciente.

Central da Fisioterapia realiza atendimento para tratar complicações físicas causadas pelo diabetes. Solicite atendimento ou se precisar de mais informações sobre Fisioterapia ou sobre a Central da Fisioterapia, entre em contato conosco. Agende uma pré-avaliação via telefone. Será um prazer atendê-lo!

O que oferecemos nos tratamentos de Diabetes: