Fisioterapia - Tratamento Poliomielite

Saiba mais sobre Poliomielite

A Poliomielite é uma doença viral que pode afetar os nervos e levar a paralisia parcial ou total do corpo. Embora seja muito conhecida como paralisia infantil, ela é uma doença que pode afetar tanto crianças quanto adultos. É através do polivírus que a poliomielite se espalha e ele pode ou não causar a paralisia. Esse vírus se transmite pelo contato direto com o muco, catarros e fezes contaminadas.

O vírus é contraído através da boca e do nariz e se multiplica na garganta e no trato intestinal. Após passar pelo intestino pode chegar à corrente sanguínea atingindo o cérebro. Caso atinja o sistema nervoso, a infecção pode destruir os neurônios motores causando paralisia dos membros inferiores.

No Brasil a vacina que previne de poliomielite foi incorporada na caderneta de vacinas obrigatórias. Entretanto, o vírus é encontrado com mais frequência na África e Ásia. Segundo uma pesquisa feita pela Organização Mundial da Saúde a poliomielite, em todo o mundo, diminuiu 99% desde 1988, caindo de 350 mil para 406 de casos notificados em 2003.

Fisioterapia para Poliomielite

A fisioterapia inibe e/ou evita a evolução da sequela motora, uma vez que não há cura. Com algumas técnicas específicas e aparelhos, tais como o órtese de posicionamento, o tratamento de fisioterapia irá ajudar na qualidade de vida da pessoa que sofre com a poliomielite, independente das sequelas motoras.

A Central da Fisioterapia atende a domicilio pessoas com poliomielite e  conta com profissionais qualificados e especializados no atendimento home care. Além disso, em cada sessão é usado, se necessário, um equipamento adequado para a realização do tratamento.

O que oferecemos nos tratamentos de Poliomielite :