Fisioterapia - Tratamento Nervo Ciático

Saiba mais sobre Nervo Ciático

Responsável por controlar as articulações do quadril, joelho e tornozelo, os músculos posteriores da coxa, os músculos da perna e do pé, e por ser responsável pela sensibilidade e mobilidade dos mesmos, o nervo ciático é o principal nervo do corpo humano. Sendo um agrupamento de raízes nervosas, o mais longo nervo do corpo humano vai da região lombar ao maior dedo do pé (popularmente chamado de dedão) e passa no meio da coluna vertebral.

Quando o nervo ciático está dolorido, chama-se de ciatalgia, mais conhecida como dor no ciático, causada pela compressão ou irritação do nervo por causa de um problema nas costas chamada de ciática. Geralmente essa dor começa com um formigamento leve, podendo aumentar de intensidade ou aparecer repentinamente, como agulhadas.

O nervo ciático é responsável pelos impulsos nervosos dos membros inferiores, por isso a dor pode se dar em vários lugares, porém os mais comuns são:

- Região glútea;

- Dedão do pé;

- Lateral da coxa;

- Lateral e posterior da coxa.

Essa dor não é uma doença, mas sim o sintoma de algum problema. Os problemas que mais causam dor no ciáticoo:

- Hérnia de Disco (mais comum);

- Doença Discal Degenerativa;

- Estenose Espinhal (estreitamento do canal espinhal, comprimindo a medula espinhal e nervos);

- Espondilolistese (deslizamento de uma vértebra sobre a vértebra de nível seguinte).

Os fatores que causam as dores são:

- Envelhecimento;

- Obesidade;

- Prática excessiva de exercícios físicos;

- Má postura;

- Carregar muito peso, principalmente a mochila, que começa desde criança.

As mulheres grávidas são quem mais apresentam dor no ciático, pois sofrem uma pressão excessiva que pode causar uma inflamação.

O exame para detectar a causa da dor é clínico e só pode ser feito por um médico, que vai avaliar o caso e solicitar exames.

Na maior parte dos casos a dor é controlada por anti-inflamatórios, analgésicos e relaxantes musculares, com o acompanhamento de um fisioterapeuta e de acupuntura. A cirurgia é indicada em último caso, geralmente três ou quatro meses depois do início do tratamento, se o paciente não apresentar melhoras.

Para que o problema seja evitado é bom adotar hábitos saudáveis como:

- Cuidar da postura;

- Carregar pesos corretamente;

- Alongar-se;

- Praticar exercícios físicos com orientação;

- Não ter sobrepeso;

- Evitar ao máximo o sedentarismo;

- Não ficar horas seguidas sentado no trabalho.

A Fisioterapia Ortopédica auxilia no tratamento de pessoas com dor no nervo ciático. O fisioterapeuta faz exercícios para fortalecer o assoalho pélvico, a musculatura interna da coxa, o abdômen, a coluna e o diafragma (para cada região, são aplicados exercícios diferentes). A Reeducação Postural Global (RPG) ajuda a corrigir a postura e é um grande auxílio no tratamento. Porém, esses exercícios são para pessoas que não tem nenhum problema, pois, quando a dor é crônica, o fisioterapeuta aplica um tratamento diferente.

A Central da Fisioterapia atende pessoas com dor no nervo ciático. Solicite atendimento ou se precisar de mais informações sobre Fisioterapia ou sobre a Central da Fisioterapia, entre em contato conosco. Agende uma pré-avaliação via telefone. Será um prazer atendê-lo!

O que oferecemos nos tratamentos de Nervo Ciático: