Fisioterapia - Tratamento Fascite Plantar

Saiba mais sobre Fascite Plantar

A fascite plantar - ou fasceíte plantaré um dos motivos que mais levam as pessoas ao ortopedista. Fascite plantar é uma inflamação no tecido do pé, chamado de fáscia plantar. Esse tecido reveste o músculo e vai da região do calcâneo (osso do calcanhar) até os dedos. É a fáscia plantar que forma o arco do pé.

A inflamação fascite plantar é diferente do esporão de calcâneo. Sabe por quê?

A fascite plantar causa o esporão. Esse ocorre quando há uma formação óssea no calcâneo, derivada da tensão excessiva sobre o calcanhar, exercida pelo tendão de Aquiles ou pela fáscia plantar. Quando não tem essa espora, é chamada de fascite plantar, ou seja, há apenas uma lesão muscular.

As causas para a fascite plantar são:

- Pé chato, que é o arco do pé rebaixado, isso se relaciona ao aparecimento de fascite plantar. O pé chato pode ser causado por fraqueza dos músculos do pé.

- Obesidade;

- Ganho de peso muito rápido;

- Perda de peso muito rápido;

- Ficar de pé por um longo período de tempo, sem se movimentar;

- Correr muito e por uma grande distância em solos com desníveis;

- Tensão no tendão de Aquiles (o que liga os músculos da panturrilha ao tornozelo);

- Alto impacto na região;

- Calçados errados, onde a palmilha não se adequa ao formato da curva do pé.

O tratamento é feito com prescrição de anti-inflamatórios e analgésicos por um médico, aplicação de gelo na região (duas vezes por dia durante 10 a 15 minutos) e uso da bota imobilizadora de 3 a 6 semanas.

A Fisioterapia Ortopédica auxilia desde o início do tratamento da fascite plantar até a cicatrização. O fisioterapeuta atua com exercícios que fortalecem os músculos do pé, com treinos de movimento para melhorar o amortecimento de impacto, alongamentos e uso de bandagens e palmilhas. Também utiliza-se de ultrassom que causa calor interno e faz com que a inflamação seja cicatrizada e, Terapia por Ondas de Choque que dá um estímulo ao músculo e trabalha com ação analgésica, porém é contra indicado para pacientes:

- Menores de 18 anos;

- Grávidas;

- Com alterações neurológicas;

- Infecções na região;

- Tumores;

- Doenças de coagulação sanguínea.

O tratamento do esporão é mais complicado que o da fascite, pois o osso que se forma é pontiagudo e vai machucando a planta do pé, só podendo ser retirado através de cirurgia.

Interessou-se pelo assunto? Leia também: Lesões Comuns em Atletas de Corrida

A Central da Fisioterapia realiza atendimento em pacientes com fascite plantar. Solicite atendimento ou se precisar de mais informações sobre Fisioterapia ou sobre a Central da Fisioterapia, entre em contato conosco. Agende uma pré-avaliação via telefone. Será um prazer atendê-lo! 

O que oferecemos nos tratamentos de Fascite Plantar:

  • Atendimento Domiciliar;
  • Levamos Equipamentos na sua Residência;

  • Fisioterapeutas Especializados;
  • 15 anos de Experiência Domiciliar;

Entre em contato, retornamos em até 1 hora

Procura atendimento domiciliar?
Procura atendimento particular?
Prefiro contato por:

Central de Atendimento

Segunda a Sexta das 08:00 às 19:00 e ao Sábados das 08:00 às 17:00