Fisioterapia – Tratamento Encefalocele

Início » Fisioterapia – Tratamento Encefalocele

A encefalocele ou Cranium bifidum é um defeito do tubo neural, causada pela herniação do cérebro e das meninges por aberturas presentes no crânio. A principal causa da doença é o aparecimento de um defeito na ossificação na região posterior do crânio do embrião.

Mesmo não sendo comprovada existe a suspeita de que substâncias teratogênicas, azul de tripan e arsênico pode prejudicar o desenvolvimento do feto, provocando falhas no fechamento do tubo neural e consequentemente em encefalocele.

A encefalocele pode ser divida em três tipos diferentes. Meningocele craniana, que é a insinuação do encéfalo em crescimento para uma abertura diferente na caixa craniana. Nesse caso a herniação acontece só com as meninges, sendo o caso menos grave da encefalocele. Meningoencefalocele é quando a herniação de meninge e parte do encéfalo, cérebro, cerebelo ou medula espinhal, dependendo da região da herniação. Nesse caso como contém tecido nervoso em seu interior, o quadro é considerado mais grave. Meningohidroencefalocele também tem a herniação das meinges, entretanto é no sistema nervoso central, levando junto consigo uma extensão do sistema ventricular.

É necessário lembrar que a encefalocele pode acontecer em toda a extensão do dorso do embrião, do crânio até o sacro, sendo grave quanto mais alto estiver localizado o defeito.

Os sintomas mais comuns que uma criança apresenta são: convulsões, cabeça muito pequena, problemas de visão, acúmulo excessivo de líquido no cérebro, ausência de forças nos membros superiores e/ou inferiores, atraso no desenvolvimento mental e físico e incoordenação da musculatura esquelética.

O diagnóstico da encefalocele pode ser observado logo que a crianças nascer.

Fisioterapia para Encefalocele

Ainda não se conhece uma forma de evitar a encefalocele, mas existem formas para se minimizar o risco de ocorrência. Além de que a as sessões de fisioterapia podem ajudar na melhora do paciente, usando o tratamento adequado para cada tipo de encefalocele.

Solicite uma ligação de nosso Atendimento
(inclusive aos fins de semana)