Fisioterapia – Tratamento Escoliose

Início » Fisioterapia – Tratamento Escoliose

A escoliose é uma deformação da coluna vertebral que a deixa torcida para os lados, para frente e para trás e é o grau dessa torção que determina a gravidade e a forma de tratamento da escoliose.

A escoliose é classificada pela forma da curva:

– Forma da curva em “C”: curva simples, à esquerda ou à direita;

– Forma da curva em “S”: curva dupla.

As curvas são classificadas de acordo com a região da coluna vertebral:

– Entre a cervical e a torácica: cervicotorácicas;

– Torácicas;

– Entre a torácica e a lombar: toracolombares;

– Lombares;

– Entre a lombar e a osso sacro: Lombossacrais.

Os tratamentos estão relacionados ao grau da angulação da escoliose, o fisioterápico só se faz necessário a partir dos 10 graus e o cirúrgico de 40 à 50 graus.

Especialistas apontam que 70% dos casos de escoliose não têm uma causa definida, os outros 30% dividem-se entre as sequelas de doenças neurológicas (poliomielite, paralisia cerebral), má formação genética e pós-traumática.

O diagnóstico precoce é fundamental, nele são feitas avaliações clínicas e radiológicas para detectar a escoliose. Fazer um controle da evolução da síndrome óssea é uma maneira de minimizar os danos, sendo que alguns são irreversíveis.

A fisioterapia tem como objetivo fazer um tratamento conservador da escoliose e parar a progressão do desenvolvimento da curvatura. Também atua com a melhora da função pulmonar e a diminuição da dor. São aplicados exercícios e métodos específicos como o Método SEAS, o Lionês, o Schroth entre outros. Outra forma de tratamento é a que associa os exercícios ao uso de colete ortopédico. Uma terceira modalidade engloba o uso de colete e exercícios respiratórios e de mobilização da coluna vertebral com o objetivo de preparar o paciente para uma cirurgia.

As Fisioterapias Ortopédica e Respiratória bem trabalhadas por profissionais especializados, o uso de um colete ortopédico indicado e projetado de acordo com a necessidade de cada paciente farão com que as chances de êxito no tratamento aumentem.

A Central da Fisioterapia realiza atendimento em pacientes que tenham escoliose. Solicite atendimento ou se precisar de mais informações sobre Fisioterapia ou sobre a Central da Fisioterapia, entre em contato conosco. Agende uma pré-avaliação via telefone. Será um prazer atendê-lo! 

Solicite uma ligação de nosso Atendimento
(inclusive aos fins de semana)