Fisioterapia – Tratamento Cifose

Início » Fisioterapia – Tratamento Cifose

Identificada por um arqueamento nas contas e uma postura corcunda, a cifose é uma curvatura da coluna vertebral que ocorre em qualquer idade, porém é rara no nascimento. A causa da cifose na juventude, chamada de doença de Scheuermann, é desconhecida.

Na fase adulta, algumas das causas que levam à cifose são:

– Desgaste ósseo (como artrite);

– Pós-traumáticas;

– Algumas doenças endócrinas;

– Infecções;

Osteoporose;

– Distrofia muscular;

– Poliomielite;

– Tumores.

(Cada causa tem seus próprios fatores de risco)

Os sintomas mais visíveis e comuns de cifose são: Dificuldade em respirar; Cansaço; Dor nas costas; Forma corcunda; Desconforto e rigidez muscular.

São realizados exames físicos, raio x da coluna, testes de função pulmonar e ressonância magnética (caso haja suspeita de tumor, infecção ou sintomas neurológicos).

Não há como prevenir a doença, o que se pode fazer é um diagnóstico precoce e usar a cinta para reduzir a necessidade de uma possível cirurgia.

Fisioterapia para Câncer de Pulmão

O tratamento para a cifose depende da causa que dá origem à deformação. Se aparecer por causa de postura incorreta, o tratamento deve ser feito por meio de exercícios de fisioterapia ortopédica, uso de um colchão firme e colete ortopédico.

Interessou-se pelo assunto? Leia também: Escoliose

A Central da Fisioterapia possui fisioterapeutas especializados no tratamento de cifose. Solicite atendimento ou se precisar de mais informações sobre Fisioterapia ou sobre a Central da Fisioterapia, entre em contato conosco. . Será um prazer atendê-lo!

Solicite uma ligação de nosso Atendimento
(inclusive aos fins de semana)