Fisioterapia – Tratamento Esclerose Lateral Amiotrófica

Considerada uma doença de difícil diagnóstico que acomete o sistema nervoso, a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) ocorre quando os neurônios se degeneram e a capacidade de transmitir impulsos nervosos é perdida. Os sintomas de quem possui a ELA são fraqueza muscular, cãibras, tremores, endurecimento dos músculos, espasmos, perda da sensibilidade, dificuldades para comer, falar e se movimentar.

ELA é uma doença degenerativa e irreversível, porém, existem casos e casos sendo que muitas vezes a pessoa vive tranquilamente por muitos anos, inclusive com lucidez, pois a doença não afeta as funções cerebrais. Infelizmente, ainda não é possível realizar o prognóstico da ELA.

Um exemplo de paciente que convive com a doença ELA é o do consagrado físico inglês Stephen Hawking (foto) tendo sido diagnosticado com a doença em 1963, aos 21 anos. Hawking é considero um físico teórico brilhante, seu mais conhecido trabalho de pesquisa foi sobre os buracos negros do universo. Além disso, é casado e tem três filhos.

Fisioterapia para Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)

Stephen Hawking possui Esclerose Lateral Amiotrófica

O tratamento pela fisioterapia é fundamental, é preciso ser iniciado o quanto antes para auxiliar o portador da ELA a superar com qualidade de vida todos os obstáculos diários, a família conta muito no tratamento para apoio psicológico e ajuda no dia a dia.  Além de fisioterapeutas o paciente precisará de fonoaudiólogos e nutricionistas.

A Central da Fisioterapia realiza atendimento em diversos pacientes com ELA. Solicite atendimento ou se precisar de mais informações sobre Fisioterapia ou sobre a Central da Fisioterapia entre em contato conosco. Agende uma pré-avaliação via telefone. Será um prazer atendê-lo!

Solicite uma ligação de nosso Atendimento
(inclusive aos fins de semana)