Fisioterapia – Tratamento Fratura no Cotovelo

Início » Fisioterapia – Tratamento Fratura no Cotovelo

O cotovelo é uma importante articulação do corpo humano, e por possuir o formato de dobradiça, é capaz de possibilitar os movimentos de dobrar o braço, esticá-lo, virá-lo, além de ser o responsável por articular o movimento da palma da mão para baixo e para cima, e ser o responsável pelo movimento fundamental de erguer as mãos até a altura da boca e sem essa perfeita função do cotovelo fica impossível de se alimentar, pois o movimento de levar as mãos até a boca não é realizado.

Uma fratura em algum dos ossos do cotovelo pode ser classificada em expostas ou fechadas, sendo as expostas mais graves, porque é comum haver sangramento no local atingido e se faz necessária uma intervenção cirúrgica. As fraturas podem acontecer pelos seguintes fatores:

– Quedas;

– Batidas de forte impacto;

– Atropelamentos;

– Práticas de esportes;

– Acidentes de carro, motocicleta ou bicicleta;

Quando a fratura é diagnosticada, é necessário realizar a imobilização do osso afetado por meio de talas e/ou gesso. Os sintomas de um osso do cotovelo fraturado são:

– Dor intensa no local;

– Inchaço;

– Hematomas;

– Incapacidade de movimentação;

– Dormência;

O tratamento para reestruturação dos movimentos e articulações, seja após a retirada do gesso ou no pós-operatório, deve envolver o trabalho da fisioterapia ortopédica, que, por meio de exercícios, alongamentos, e muitas vezes com auxílio de aparelhos e equipamentos irão possibilitar a cicatrização, ganho de força muscular, possibilitar a flexibilidade dos movimentos naturais e aliviar possíveis dores. O objetivo da fisioterapia ortopédica em pacientes que tiveram o cotovelo fraturado é o de possibilitar seu retorno às atividades diárias com qualidade de vida.

A Central da Fisioterapia realiza atendimento em pacientes que sofreram uma fratura no cotovelo. Solicite ou se precisar de mais informações sobre Fisioterapia ou sobre a Central da Fisioterapia, entre em contato conosco. 
Agende uma pré-avaliação via telefone. Será um prazer atendê-lo!

Solicite uma ligação de nosso Atendimento
(inclusive aos fins de semana)