Manobras de Expansão Pulmonar – Tratamento

Os exercícios tem a função de prevenir doenças e educar o paciente sobre a forma correta de respiração.


Manobras de Expansão Pulmonar

Manobras de Expansão Pulmonar

A manobras de expansão pulmonar é recomendada aos pacientes que tenham problemas respiratórios. Composto por um conjunto de exercícios não invasivos e são feitos manualmente ou com ajuda de aparelhos.

Objetivo

Com o objetivos de ampliar a caixa torácica, recuperar a capacidade pulmonar e eliminar as secreções pulmonares são, entre outros, alguns dos resultados atingidos com as manobras de expansão pulmonar.

Pacientes

As manobras de expansão pulmonar são comumente aplicadas em pessoas que estão com mais de dois dias de leito ou que passaram por alguma cirurgia e estão acamados. Os exercícios são importantes por possibilitar ao paciente uma melhor respiração e oxigenação das vias aéreas.

Tratamento

Os exercícios realizados para expansão pulmonar fazem parte da fisioterapia respiratória e tem a função de prevenir complicações, como pneumonia.  Além disso os exercícios tem a função de educar e aconselhar o paciente sobre a forma correta de respiração.

Objetivo da Fisioterapia Domiciliar

O atendimento domiciliar é de grande valor, pois o fisioterapeuta poderá avaliar o ambiente em que o paciente está envolvido, pois alguns fatores são de risco como:

  • lugares com acúmulo de poeira;
  • pó, mofo, pelos de animais;
  • entre outros fatores que possam prejudicar o sistema respiratório do paciente.

A fisioterapia domiciliar respiratória tem por objetivo restaurar a identidade física, pessoal e social dos pacientes, sempre no conforto e na praticidade de suas próprias casas com um tratamento humanizado e personalizado.