Fisioterapia - Tratamento Dispareunia

Saiba mais sobre Dispareunia

Fortes dores e desconfortos durante o ato sexual são características de uma disfunção chamada dispareunia. Pode ocorrer com ambos os gêneros, porém, é mais comum entre mulheres, podendo atingir até 50% daquelas que tem vida seuxal ativa.

A dor, que pode ser genital ou pélvica, também pode ser sentida antes e depois das relações, em vários níveis de intensidade - que vai de um leve desconforto até dores agudas.

Há outras causas para as dores e desconfortos, como o uso de determinados medicamentos e a menopausa, que diminuem a lubrificação vaginal e causam a atrofia vulvovaginal; e problemas com os métodos anticonceptivos, como preservativo mal colocado, diafragma mal encaixado ou alergia a géis contraconceptivos.

Existem quatro tipos de dispareunia:

• Primária: quando acontece desde a primeira relação sexual;

• Secundária: quando as relações eram normais e passam a causar dores e desconfortos;

• Situacional: ocorre apenas em determinadas ocasiões e com determinados parceiros;

• Generalizada: quando qualquer tipo de penetração causa desconforto e/ou dores.

As causas podem ser orgânicas ou psicológicas. No primeiro caso, destacam-se infecções ou irritação do clitóris e infecção urinária. No caso das psicológicas, é causada por medos e tabus em relação ao ato sexual ou por falta de desejo pelo parceiro.

O tratamento é realizado por uma equipe multidisciplinar, passando inicialmente pelo ginecologista ou urologista, para descobrir a origem do problema, e depois pelo fisioterapeuta uroginecológico.

A fisioterapia é responsável pela realização de exercícios perineais, massagens perineais e alongamentos musculares, pois auxilia a mulher na percepção do próprio corpo. Os exercícios não são invasivos e devem ser realizados em um lugar calmo, para que haja o relaxamento completo.

Central da Fisioterapia conta com profissionais especializados em fisioterapia uroginecológica que fazem atendimento de fisioterapia em casa para proporcionar toda comodidade ao paciente, além de evitar o deslocamento. Solicite atendimento ou se precisar de mais informações sobre Fisioterapia ou sobre a Central da Fisioterapia, entre em contato conosco. Será um prazer atendê-lo!

O que oferecemos nos tratamentos de Dispareunia: