Fisioterapia - Tratamento Constipação Intestinal

Saiba mais sobre Constipação Intestinal

Popularmente chamada de “intestino preso”, a constipação intestinal atinge mulheres e homens em todo o mundo, porém é mais comum nas mulheres. Não é fácil para os médicos identificar o diagnóstico de constipação intestinal, pois, em alguns casos, o intestino preso pode ser sintoma de outra doença, cabe ao próprio paciente verificar o que está ou não normal em relação a isto para então, relatar ao médico.

Doenças como lesão ou alteração na estrutura do intestino que provoca o estreitamento dos movimentos ou câncer de cólon, ou mesmo o comportamento da pessoa que “segura” o fluxo intestinal, podendo causar a diminuição da sensibilidade do intestino grosso e reto atrapalhando a evacuação, podem ser causas para um intestino preso.

Contudo, quando não se origina de uma doença, a constipação intestinal possui três classificações:

• Constipação de trânsito normal;

• Distúrbios defecatórios;

• Constipação de trânsito lento.

No primeiro caso, a pessoa apresenta uma frequência normal de evacuação, porém, mesmo assim tem dificuldades para eliminar as fezes. O tratamento é iniciado com uso de medicamentos que provocam efeito laxativo e pela reeducação alimentar, incluindo frutas nas refeições como o mamão, a laranja com bagaço, ameixa preta, mexerica e banana nanica que têm o mesmo efeito dos remédios.

Os distúrbios defecatórios resultam de problemas no assoalho pélvico (músculos que sustentam os órgãos reprodutivos). Pacientes com este tipo de constipação fazem um esforço maior ou sentem que as fezes não foram completamente eliminadas. O tratamento nestes casos se dá por exercícios específicos de fisioterapia que fortalecem a estrutura pélvica e ensinam o paciente a controlar os músculos e facilitar a evacuação.

A constipação de trânsito lento é causada por distúrbios neuromusculares do cólon e o tratamento é o mesmo do primeiro caso, porém, em casos mais graves, faz-se necessária a intervenção cirúrgica.

Para os três tipos, exercícios como caminhada, corrida e musculação com auxílio de um profissional auxiliam na regularização do intestino e melhoram a qualidade de vida do paciente.

O que oferecemos nos tratamentos de Constipação Intestinal: