Fisioterapia - Tratamento Apneia Obstrutiva do Sono

Saiba mais sobre Apneia Obstrutiva do Sono

O distúrbio conhecido como Apneia Obstrutiva do Sono é causado por obstrução das vias aéreas por mais de dez segundos enquanto a pessoa dorme.

A apneia pode causar complicações mais leves, como ronco, pausas respiratórias no sono, sufocação, insônia, pesadelos, engasgos e despertares frequentes, ou complicações graves, como parada respiratória e parada cardíaca.

Além dos sintomas noturnos, alguns também aparecem durante o dia, como sonolência excessiva, dores de cabeça, sono não reparador, alterações de humor, alteração de memória, diminuição de libido e fadiga.

O distúrbio pode ser detectado por um exame chamado polissonografia, realizado no laboratório enquanto o paciente dorme. O aparelho detecta a presença da apneia e o nível, que pode ser normal, leve, moderado ou grave.

Fisioterapia para Apneia Obstrutiva do Sono

Nos casos mais leves, a fisioterapia respiratória ajuda a manter a região faríngea aberta durante o sono. Nos mais graves, o fisioterapeuta ajustará um pequeno equipamento de interface nasal chamado CPAP ao paciente.

O aparelho é como uma turbina interna que ajuda a aumentar o fluxo aéreo, evitando a manifestação da apneia. Atualmente é considerado o método mais eficaz no combate ao distúrbio.

Central da Fisioterapia realiza atendimento em pacientes com apneia obstrutiva do sono.  Solicite atendimento ou se precisar de mais informações sobre Fisioterapia ou sobre a Central da Fisioterapia, entre em contato conosco. Agende uma pré-avaliação via telefone. Será um prazer atendê-lo!

O que oferecemos nos tratamentos de Apneia Obstrutiva do Sono: