Fisioterapia - Tratamento Bronquiectasia

Saiba mais sobre Bronquiectasia

Bronquiectasia é a dilatação irreversível dos brônquios em consequência da destruição dos componentes elásticos e musculares de sua parede. Normalmente ela afeta o lado esquerdo do pulmão, entretanto em 50% dos casos foram detectados a bronquiectasia nos dois lados do pulmão.

A doença pode ser de forma congênita ou adquirida. Para a bronquiectasia acontecer existe a necessidade de dois elementos: a agressão por uma infecção e a dificuldade na limpeza das secreções brônquicas. Isso significa que quando mais agressivo for o germe provocador da infecção e quanto pior forem os mecanismos de limpezas, maiores as chances do desenvolvimento da doença.

Antes do surgimento dos antibióticos a bronquiectasia era uma doença muito comum. Após a chegada desses métodos e as campanhas de vacinação ela se tornou menos comum entre as pessoas por conta da melhoria no tratamento dela.

Os sintomas mais comuns em quem adquiriu a bronquiectasia são: tuberculose, fibrose cística, artrite reumatoide, pneumonia grave, imunodeficiências, sarampo, infecções fúngicas, doença do tecido conjuntivo, doença de crohn, aspiração e discinesia ciliar.

As pessoas que possuem a doença devem receber as vacinas contra o vírus e o pneumococo. Essas imunizações são importantes para prevenir o desenvolvimento da doença no organismo do indivíduo.

Fisioterapia para Bronquiectasia

A fisioterapia respiratória para bronquiectasia tem como objetivo prevenir o desenvolvimento das dilatações nos períodos de infecção respiratório. Esse tratamento busca estabilizar o quando melhorando a qualidade de vida do paciente.

Através das técnicas dos fisioterapeutas, a fisioterapia irá auxiliar na remoção e mobilização das secreções brônquicas, melhorando o entrosamento entre a ventilação e a perfusão e diminuindo o esforço respiratório.

Central da Fisioterapia possui atendimento para casos de bronquiectasia. Solicite atendimento ou se precisar de mais informações sobre Fisioterapia ou sobre a Central da Fisioterapia, entre em contato conosco. Agende uma pré-avaliação via telefone. Será um prazer atendê-lo!

O que oferecemos nos tratamentos de Bronquiectasia: