Fisioterapia – Tratamento Periostite Tibial

A periostite tibial, chamada popularmente por canelite, é a inflamação da membrana de tecido que envolve o principal osso da canela, a tíbia.

Quando a tensão sobre os músculos que envolvem a tíbia aumenta, ocorre uma fadiga muscular e uma força é aplicada sobre esta membrana, com isso o osso absorve as forças de impacto, gerando a inflamação. Quando a inflamação é muito grande, pode ocorrer uma fratura por estresse da tíbia. Essa lesão inflamatória ocorre, principalmente, em atletas de corrida de fundo.

Os fatores para o surgimento da periostite tibial são:

– Aumento da intensidade do treino;- Fadiga muscular;

– Tipo de pisada;

Calçados errados para o tipo de pisada;

– Calçados desgastados;

– Treino em superfícies duras;

– Esforço excessivo; 

– Movimentos repetitivos;

– Má postura;

– Obesidade.

Os sintomas mais comuns são:

– Dor;

– Inchaço.

Esses sintomas pioram com a continuidade das atividades físicas e melhoram com repouso. Porém, se a inflamação estiver muito grande, os sintomas podem não desaparecer com repouso.

A Fisioterapia Ortopédica auxilia no tratamento da periostite tibial controlando a inflamação aplicando gelo e, com técnicas específicas, trabalha alongamentos de todos os músculos da perna. O profissional recomenda o uso de palmilhas de suporte e correção da planta do pé. Para prevenir a periostite tibial é recomendável realizar todos os alongamentos antes e depois do treino ou corrida, sempre prestando atenção ao piso e à intensidade do treino. 

Central da Fisioterapia conta com fisioterapeutas especializados para tratamento de periostite tibial. Solicite atendimento ou se precisar de mais informações sobre Fisioterapia ou sobre a Central da Fisioterapia, entre em contato conosco. Agende uma pré-avaliação via telefone Será um prazer atendê-lo!

Agradecemos pela leitura!

Atenciosamente,

Equipe da Central da Fisioterapia

Veja mais tratamentos:

Solicite uma ligação de nosso Atendimento
(inclusive aos fins de semana)