Fisioterapia – Tratamento Fratura do Talus

O osso que faz a ligação entre o calcanhar e os ossos tíbia e fíbula da perna, é chamado de talus. Este, por sua vez, é coberto em sua maioria por uma cartilagem macia que amortece e permite movimentação entre os ossos. Se o talus sofre uma fratura, ele impede o andar e a sustentação do corpo do indivíduo, pois é o osso central da articulação do tornozelo.

Sintomas como dor intensa no local, edema e incapacidade de sustentar o corpo, são característicos dessa fratura. Porém, por se parecerem a sintomas de outras patologias, a consulta ao ortopedista é importante para que o diagnóstico exato seja feito rapidamente.

As principais causas da lesão são queda de uma altura relevante e impacto grande e direto no tornozelo. É comum atletas fraturarem o talus, pois sofrem entorses com mais frequência do que os não atletas.

O tratamento se inicia com a aplicação de gelo no local e a restrição do apoio do pé machucado. O médico indicará a utilização de um imobilizador e muletas para proteger a região. Caso a lesão seja muito grave, a intervenção cirúrgica se fará necessária pra reduzir o desvio ocasionado e fixar o osso com placas e parafusos, até que ocorra a cicatrização. Contudo, também é possível que aconteça uma grande complicação na fratura, chamado de comprometimento da irrigação sanguínea no local que pode levar a uma necrose avascular e/ou artrose no futuro.

A fisioterapia ortopédica é iniciada assim que a lesão for detectada ou dias depois em casos de cirurgia, após a lesão ser devidamente estabilizada. A redução da dor e do inchaço é feita através de electroterapia e o objetivo terapêutico é recuperar os movimentos e a força dos músculos que atuam nessa articulação. 

A Central da Fisioterapia conta com profissionais especializados no tratamento de recuperação de fratura do talus. Agende uma pré-consulta ou se quiser saber mais sobre os nossos fisioterapeutas entre em contato conosco. Será um prazer atendê-lo!

Veja mais tratamentos:

Solicite uma ligação de nosso Atendimento
(inclusive aos fins de semana)