Fisioterapia – Tratamento Bursite no Cotovelo

Quando a bolsa que faz o amortecimento entre os tendões, ossos e a pele, inflama, ocorre a bursite. Neste caso, a bolsa produz mais líquido sinovial que o normal, aumentando o volume e gerando dor na ponta do cotovelo.

As maiores causas são:

• Quedas;

• Apoio excessivo do cotovelo sob uma superfície dura;

• Doenças como artrite, que levam a uma inflamação;

• Infecções.

Os sintomas em casos de bursite no cotovelo são:

• Dor intensa;

• Edemas;

• Movimentos limitados;

• Calor no local em casos de infecções.

Após o diagnóstico feito por um médico, o tratamento deve ser iniciado imediatamente. O mesmo fará uma punção com uma agulha ou seringa, ou seja, irá remover o líquido em excesso da bolsa sinovial. Depois do procedimento, o paciente deverá aplicar compressas de gelo no local, enfaixar o cotovelo com elástico para não aumentar o edema, tomar os anti-inflamatórios receitados pelo médico e evitar o máximo apoio do cotovelo em superfícies duras para que a inflamação não volte ou a bursite agrave. A cirurgia é indicada em casos de bursite crônica.

Para não aumentar a dor e promover a cicatrização da bursite no cotovelo, é necessário que se interrompa as atividades que exijam forçar o cotovelo. Através do tratamento feito pela fisioterapia ortopédica, durante a fase aguda, serão realizados movimentos passivos sem ultrapassar o limite da dor.

Na fase subaguda, os exercícios aplicados são de resistência para que a musculatura se reequilibre. Quando começar a apresentar uma melhora na qualidade de vida, o fisioterapeuta promoverá a volta gradativa das atividades cotidianas do paciente.

Central da Fisioterapia possui atendimento para casos de bursite n o cotovelo. Solicite atendimento ou, se precisar de mais informações sobre Fisioterapia ou sobre a Central da Fisioterapia, entre em contato conosco. Agende uma pré-avaliação via telefone. Será um prazer atendê-lo!

Veja mais tratamentos:

Solicite uma ligação de nosso Atendimento
(inclusive aos fins de semana)