Fisioterapia - Tratamento Osteogênese Imperfeita (ossos de vidro)

Saiba mais sobre Osteogênese Imperfeita (ossos de vidro)

A Osteogênese Imperfeita, popularmente conhecida como "doença dos ossos de vidro", é de origem genética do tecido conjuntivo, que tem como principal causa a fragilidade óssea. Essa patologia hereditária acontece quando o corpo do indivíduo não produz colágeno o suficiente, sendo essa proteína a responsável pela constituição da pele, tendões e ossos.

Por ser uma fase de descobrimento, essa doença pode ser diagnosticada logo na infância, manifestando-se através de movimentos bruscos, quedas, tropeços e outros acidentes, provocando a quebra dos ossos. Além de ter sintomas aparentes, causando o encurvamento dos ossos longos, como pernas, braços e coluna, dentes acinzentados, deficiência auditiva, formato do rosto triangular, dificuldade de locomoção e fragilidade muscular. 

Pode ser classificada como:

  • Tipo I: Os portadores apresentam pequenas deformações nos ossos longos e sofrem poucas fraturas.

 

  • Tipo II: Sendo o tipo mais grave, os pacientes não resistem à doença e falecem logo após o nascimento.

 

  • Tipo III: Inclui pessoas com grau moderado, caracterizado pela baixa estatura, formato do rosto e deformidade dos ossos longos.

 

  • Tipo IV: Pacientes que apresentam grande número de fraturas e mais deformidade nos ossos e na aparência.

Sendo uma doença rara, ela não tem cura. O tratamento visa melhorar a qualidade de vida do paciente, com a utilização de medicamentos para a estrutura óssea e alimentações saudáveis, evitando alimentos como álcool, cafeína e refrigerante.

Um dos melhores efeitos de melhora no paciente é por meio da fisioterapia, que promove uma série de exercícios para a pessoa portadora da Osteogênese Imperfeita visando a melhoria na qualidade de vida, com atividades de alongamento, coordenação motora, técnicas de reposicionamento articular e entre outros, pois depende do nível do paciente para o tratamento mais adequado.

A Central da Fisioterapia conta com uma equipe de profissionais altamente capacitados e treinados, prontos para oferecer o melhor tratamento de crianças, adultos, idosos, portadores de Osteogenese Imperfeita. Solicite atendimento ou se precisar de mais informações sobre Fisioterapia ou sobre a Central da Fisioterapia, entre em contato conosco, será um prazer atendê-lo!

O que oferecemos nos tratamentos de Osteogênese Imperfeita (ossos de vidro):

  • Atendimento Domiciliar;
  • Levamos Equipamentos na sua Residência;

  • Fisioterapeutas Especializados;
  • 15 anos de Experiência Domiciliar;

Entre em contato, retornamos em até 1 hora

Procura atendimento domiciliar?
Procura atendimento particular?
Prefiro contato por:

Central de Atendimento

Segunda a Sexta das 08:00 às 19:00 e ao Sábados das 08:00 às 17:00