Fisioterapia - Tratamento Obesidade

Saiba mais sobre Obesidade

O acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo causa obesidade, um problema de saúde pública que cresce cada vez mais. Só no Brasil, mais de 15% das crianças são obesas, condição que deve ser revertida enquanto o sistema musculoesquelético ainda está em desenvolvimento, ou seja, entre infância e adolescência.

No adulto, o excesso de gordura corporal aumenta o risco de doenças metabólicas, respiratórias, ortopédicas, motoras e cardiovasculares. Além disso, o peso excessivo provoca uma postura defeituosa, causando uma deformidade progressiva.

Ao contrário do que muitos pensam, hábitos alimentares e sedentarismo não são necessariamente a causa da obesidade. Há doenças que podem causar o sobrepeso, assim como problemas metabólicos, porém, evitar comer muito e realizar exercícios físicos regularmente são formas de evitar a obesidade mórbida e os problemas causados por ela.

Entre os efeitos negativos estão: maior chance de adquirir câncer, problemas nas articulações, ataques cardíacos, problemas respiratórios, pressão alta, diabetes, aumento de suor, colesterol alto, trombose, artrite, problemas ósseos, hérnia, mobilidade limitada e menor expectativa de vida.

A fisioterapia é essencial no tratamento, pois auxilia o paciente a realizar exercícios posturais , que evitam as dores muscoloesqueléticas causadas pela sobrecarga assimétrica que a obesidade gera sobre a coluna. Além disso, também trata outras disfunções resultantes, com a realização de exercícios respiratórios, prescrição de atividades físicas e reeducação alimentar.

No caso de pacientes que realizaram uma cirurgia bariátrica, a fisioterapia é fundamental no processo de recuperação.

Central da Fisioterapia conta com uma equipe de profissionais altamente capacitados e treinados, prontos para oferecer o melhor para a reabilitação total de crianças, adultos e idosos com excesso de gordura corporal, e para todo paciente que necessite de cuidados profissionais em sua residência.

O que oferecemos nos tratamentos de Obesidade: