Fisioterapia - Tratamento Distrofia miotônica

Saiba mais sobre Distrofia miotônica

A distrofia miotônica, ou doença de Steinert, é uma disfunção genética, caracterizada pela dificuldade de relaxar os músculos após qualquer contração. Para uma pessoa nesta condição, interromper um aperto de mão, por exemplo, é uma tarefa quase impossível.

Os músculos da face, do pescoço, das mãos, dos pés e antebraços costumam ser os mais atingidos. Na maioria dos casos, a doença se manifesta de forma leve, causando somente uma fraqueza muscular. Porém, há casos em que as funções musculares são comprometidas, abaixando a expectativa de vida para 50 anos.

A doença é causada por alterações genéticas no cromossomo 19 e pode aumentar de geração para geração. Existem três tipos de distrofia miotônica: na congênita, os sintomas se manifestam ainda na gravidez, pela pouca movimentação fetal, e causa problemas de respiração e fraqueza muscular após o nascimento; na infantil, os sintomas se manifestam entre 5 e 10 anos; na clássica, se manifestam apenas na fase adulta; e na leve, os induvíduos não apresentam nenhum problema muscular, apenas uma leve fraqueza.

Os principais sintomas são: Atrofia muscular, calvície, fraqueza, retardo mental, dificuldades para se alimentar, dificuldades para respirar, cataratas, dificuldades para relaxar uma musculatura após uma contração e dificuldades para falar.

A fisioterapia auxilia o portador da doença a obter mais qualidade de vida. Os exercícios realizados aumentam a força muscular, dão amplitude aos movimentos e ajudam a melhorar a coordenação. Além disso, são receitados os medicamentos corretos para diminuir as dores provocadas pela doença.

Central da Fisioterapia conta com uma equipe de profissionais altamente capacitados e treinados, prontos para oferecer o melhor para a reabilitação total de crianças, adultos, idosos, portadores de necessidades especiais, e para todo paciente que necessite de cuidados profissionais em sua residência. 

O que oferecemos nos tratamentos de Distrofia miotônica:

  • Atendimento Domiciliar;
  • Levamos Equipamentos na sua Residência;

  • Fisioterapeutas Especializados;
  • 15 anos de Experiência Domiciliar;

Entre em contato, retornamos em até 1 hora

Procura atendimento domiciliar?
Procura atendimento particular?
Prefiro contato por:

Central de Atendimento

Segunda a Sexta das 08:00 às 19:00 e ao Sábados das 08:00 às 17:00