Fisioterapia - Tratamento Pé Cavo

Saiba mais sobre Pé Cavo

Os pés cavos têm uma região de apoio menor e as distribuições de carga são bastante concentradas no calcanhar e nos metatarsos, o que pode causar muita dor no local, levando a uma perda de eficiência da absorção e amortecimento do impacto da pisada.

O surgimento do pé cavo geralmente é evolutivo e hereditário. Nas crianças, o pé cavo ainda é flexível, e vai perdendo a elasticidade progressivamente na adolescência. Quando a pessoa alcança a idade adulta, esse tende a ter o arco longitudinal medial do pé modificado, o que leva a sentir dores intensas e a ter mais calos do que o normal.

Em casos mais graves, o pé cavo está associado a possíveis causas neurológicas, como é o caso de desordens nervosas centrais (poliomielite), distonia, ou deformação vertebral. Se não há causa neurológica, o pé cavo é chamado de idiopático (sem causa aparente).

Outras causas do pé cavo são:

• Obesidade - Acontece uma sobrecarga durante a formação do arco e o pé atrasa o desenvolvimento, o que aumenta a chance da criança ter pé cavo.

• Nível de atividade - Quanto menos ativa a criança for, a chance de ter o arco normal é pequena.

• Lesões e traumas - Pode atingir a formação do arco e causar futuras alterações.

O pé cavo pode ser prevenido e tratado desde criança. Na fase adulta é recomendável a cirurgia e depois o tratamento com um fisioterapeuta.

A recomendação do profissional de fisioterapia é muito importante, pois ele recupera a força, equilíbrio e a correção da forma de pisar ao chão sem dores, o que melhora a qualidade de vida do indivíduo. Além disso, o fisioterapeuta trabalha com a cinesioterapia, a fim de alongar e fortalecer a musculatura dos pés e realiza correção da postural geral e da marcha.

A Central da Fisioterapia realiza atendimento em diversos pacientes que sofrem de dores devido ao pé cavo. Solicite atendimento ou se precisar de mais informações sobre Fisioterapia ou sobre a Central da Fisioterapia, entre em contato conosco. Será um prazer atendê-lo!

O que oferecemos nos tratamentos de Pé Cavo: