Fisioterapia – Tratamento Quedas de Idosos

Início » Fisioterapia – Tratamento Quedas de Idosos

As quedas de idosos não são consequências inevitáveis do envelhecimento, mas podem apontar o começo de fragilidades ou de uma doença aguda. São muito comuns de acontecer e geram complicações sociais, econômicas e psicológicas muito grandes, fazendo com que o idoso tenha mais dependência de um parente, médico ou enfermeiro.

Prevenir as quedas não é fácil, pois são muitos os fatores que as fazem ocorrer. Os motivos que mais levam às quedas de idosos que moram em asilos e casas de repouso são: Distúrbios de marcha (modo padrão de andar fica diferente); Dequilíbrio; Vertigem e/ou Confusão mental.

Já os que moram em casa, caem por problemas como: Ambientais; Fraqueza; Falta de equilíbrio; Distúrbios de marcha; Tontura; Alteração na postura e/ou Lesão do Sistema Nervoso Central.

Os fatores de risco que mais se associam são: Idade avançada; Imobilidade; Baixa aptidão física; Fraqueza nos músculos dos membros inferiores; Falta de equilíbrio; Dano cognitivo; Diminuição da visão e da audição e/ou doenças agudas como Mal de Parkinson e/ou Alzheimer, até mesmo fatores como unhas grandes e joanetes dolorosos estão associados a quedas.

As consequências da queda são: FraturasImobilização; Lesão na pele; Lesão neurológica; Limitações; Abandono de algumas atividades; Dependência; Medo; Sensação de impotência e/ou Depressão.

As quedas podem ser prevenidas através da conscientização do próprio idoso, da família, comunidade, governo e outros, mudando o comportamento do idoso e preparando o ambiente em que o mesmo vive, focando sempre a diminuição dos fatores de risco.

As intervenções são feitas através da prática de exercícios físicos, alterações de medicamentos, tratamento de osteoporose e outros.

A Fisioterapia Geriátrica trabalha com exercícios multissensoriais e alongamentos específicos que possam auxiliar no ganho de força muscular e de flexibilidade, mantendo o equilíbrio e prevenindo osteoporose, de acordo com a limitação de cada idoso. Atividades aeróbicas com intensidade moderada também são muito importantes. E a fisioterapia ortopédica atua em casos de lesões como luxações e fraturas.

Central da Fisioterapia possui profissionais qualificados e especializados nas fisioterapias geriátrica ortopédica que atuam com exercícios que previnem quedas de idosos ou tratam lesões. Solicite atendimento ou se precisar de informações sobre Fisioterapia ou sobre a Central da Fisioterapia, entre em contato conosco. Agende uma pré-avaliação via telefone. Será um prazer atendê-lo!

Solicite uma ligação de nosso Atendimento
(inclusive aos fins de semana)