Fisioterapia - Tratamento Atelectasia Pulmonar

Saiba mais sobre Atelectasia Pulmonar

A Atelectasia Pulmonar é um distúrbio parcial ou total nos pulmões. Consequentemente, a respiração do acometido fica comprometida. Pacientes diagnosticados com essa patologia necessitam de tratamentos fisioterápicos para reduzir seus sintomas.

Os sinais e sintomas desta alteração pulmonar variam, pois nem sempre sua apresentação ocorre de forma isolada. Entretanto, os sintomas mais comuns são dispneia, taquicardia, cianose, tosse, febre, produção de secreção, crepitações, entre outros. Além disso, a Atelectasia Pulmonar pode estar acompanhada de dor torácica, tosse ou dificuldade para respirar.

Se o problema não for tratado o quanto antes, o quadro clínico do paciente pode piorar. A pneumonia, por exemplo, é uma complicação que pode se desenvolver poucos dias após o surgimento de uma Atelectasia Pulmonar.

Fisioterapia para Atelectasia

Os problemas ocasionados pela Atelectasia Pulmonar podem ser tratados através da Fisioterapia Respiratória. Dessa forma, o fisioterapeuta auxiliará na remoção das secreções pulmonares, restabelecendo a qualidade respiratória no sistema pulmonar de forma parcial ou total, dependendo da gravidade do problema.

As técnicas de fisioterapia tais como exercícios respiratórios, tapotagem, drenagem postural, cinesioterapia e vibradores podem estar presentes para que a recuperação do paciente se acelere e o prognóstico seja positivo.

Para mais informações de como a Central da Fisioterapia pode tratar a Atelectasia Pulmonar entre em contato com nossos profissionais. Os tratamentos podem ser realizados em domicílio. Agende uma pré-avaliação conosco e tire suas dúvidas.

O que oferecemos nos tratamentos de Atelectasia Pulmonar: