Fisioterapia - Tratamento Câncer de Próstata

Saiba mais sobre Câncer de Próstata

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens brasileiros, só ficando atrás do câncer de pele. É um câncer glandular, que começa quando as células glandulares que secretam o sêmen da próstata sofrem mutação e transformam-se em células cancerosas. Em alguns casos é detectado pelo exame PSA (enzima Antígeno Prostático Específico) elevado. Pode-se também detectar através de uma biópsia, onde o urologista recolhe uma amostra do tecido da próstata através do reto. O diagnóstico precoce é feito pelo Exame Digital da Próstata, mais conhecido como Toque Retal, que deve ser realizado anualmente em pacientes a partir dos 45 anos, mas se já existirem casos na família, os exames devem começar aos 40 anos. Quando o diagnóstico é precoce as chances de cura são mais garantidas. 

Se for necessária uma cirurgia para a retirada de tumor, tratar-se rapidamente pela fisioterapia auxiliará no pós-cirúrgico e ajudará o paciente a poder voltar gradativamente às suas atividades.

Estudos que vêm sendo feitos, apontam que a fisioterapia poderá reabilitar o paciente que começou a sofrer de incontinência urinária após a retirada total da próstata.

No tratamento, após a remoção do cateter em 15 dias de pós-operatório, metade dos pacientes dos estudos recebeu a terapêutica com biofeedback – aparelho que possui um sensor eletrônico, que registra as contrações do assoalho pélvico, permitindo os pacientes treinarem as contrações destes músculos. Segundo médicos, esse método, além de tratar a perda urinária, vai ajudar a reeducar a bexiga.

Assim como a campanha "Outubro Rosa" que promove ações no mundo todo sobre a importância do diagnóstico precoce de um câncer de mama, a campanha "Novembro Azul" com o tema Um Toque - Um Drible, da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), em parceria com Instituto Lado a Lado pela Vida, vem para conscientizar o homem sobre a necessidade de fazer o exame preventivo do câncer de próstata. Para isso, durante todo o mês de Novembro, monumentos como o Cristo Redentor e prédios públicos como o Palácio do Planalto serão iluminados de azul, até mesmo para conseguir vencer o preconceito masculino de se submeter ao exame Toque Retal.

Interessou-se pelo assunto? Leia também: Fisioterapia como tratamento de câncer de mama

Central da Fisioterapia realiza atendimento para reabilitação de câncer de próstata. Solicite atendimento clicando no botão abaixo ou se precisar de mais informações sobre Fisioterapia ou sobre a Central da Fisioterapia, entre em contato conosco. Agende uma pré-avaliação via telefone. Será um prazer atendê-lo! 

O que oferecemos nos tratamentos de Câncer de Próstata:

  • Atendimento Domiciliar;
  • Levamos Equipamentos na sua Residência;

  • Fisioterapeutas Especializados;
  • 15 anos de Experiência Domiciliar;

Entre em contato, retornamos em até 1 hora

Procura atendimento domiciliar?
Procura atendimento particular?
Prefiro contato por:

Central de Atendimento

Segunda a Sexta das 08:00 às 19:00 e ao Sábados das 08:00 às 17:00