O processo de recuperação física está diretamente relacionado ao processo do metabolismo energético, recuperação muscular, neuromotora e neuroendócrina. E esse processo de recuperação física, feito de maneira inadequada, associado a um treinamento excessivo e prolongado, pode causar alterações fisiológicas negativas e um sobretreinamento no atleta.
Um dos passos que compõe um processo adequado de recuperação física e um dos mais utilizados no futebol é a massagem esportiva, aplicada antes ou após os jogos. A massagem esportiva é muito indicada para lesões musculares causadas pelos treinos excessivos, e também aumenta o fluxo sanguíneo e ajuda a eliminar toxinas que se acumulam nos músculos após a prática de exercícios físicos. Ela é indicada antes dos treinos ou de alguma competição, pois estimula a produção do hormônio adrenalina e aquece os tecidos do corpo.

Os principais objetivos da aplicação da massagem esportiva são:
– Aliviar o estresse e a dor;
– Aumentar o desempenho do atleta;
– Evitar fadiga;
– Diminuir inchaços e tensão muscular;
– Aumentar a flexibilidade;
– Prevenir lesões;
– Recuperar o corpo após treinos ou exercícios.
A massagem esportiva é contra indicada em casos de lesões agudas, doenças cutâneas, hipersensiblidade ou aversão ao toque, casos de febre, infecções, tumores e TVP (trombose venosa profunda).
A Central da Fisioterapia possui profissionais especializados em massagem esportiva, para prevenir e/ou recuperar lesões. Solicite atendimento ou se precisar de mais informações sobre Fisioterapia ou sobre a Central da Fisioterapia, entre em contato conosco. Agende uma pré-avaliação via telefone. Será um prazer atendê-lo!
Agradecemos pela leitura!
Atenciosamente,
Equipe da Central da Fisioterapia
Veja mais tratamentos:
- (AVC) Acidente Vascular Cerebral
- Demência
- Derrame Cerebral
- Encefalocele
- Esclerose Lateral Amiotrófica
- Esclerose Múltipla (EM)
- Fibromialgia
- Fisioterapia Neurológica
- Labirintite
- Mal de Alzheimer
- Mal de Parkinson
- Neurites
- Paralisia Facial
- Polineuropatia
- Polineuropatia
- Quadriplegia
- Quadriplegia
- Síndrome de Asperger – Autismo
- Síndrome de Down (SD)
- Trauma Raquimedular (TRM)