Luxação ou Contusão?
A Luxação ocorre quando há o deslocamento de um ou mais ossos de uma das articulações do corpo e é classificada como:

– Completa ou incompleta
São classificadas uma luxação completa quando ocorre o deslocamento total dos ossos e incompleta quando o deslocamento é reduzido.
É provocada por um traumatismo sobre a articulação e detectada após exames clínicos e radiografias. As dores são fortes, por isso são receitados anti-inflamatórios e analgésicos antes da cirurgia. As cirurgias são realizadas para que o osso seja recolocado no lugar e o paciente fique sob efeito de anestesia.
Contusão é um dano ou ferimento que é ocasionado após um impacto ou choque. Acontece em algumas regiões como: óssea e muscular. Possui 3 fases:
– Aguda;
– Recuperação;
– Remodelamento.
Durante a fase aguda podem ser aplicadas compressas de gelo durante 1 ou 2 dias, além de massagens e compressas de água quente, a partir do terceiro dia.
Tanto a luxação quanto a contusão são muito comuns na prática de esportes.
A Fisioterapia Ortopédica é indicada para tratamento no pós-operatório tanto em casos de luxação quanto contusão. Durante as fases de recuperação (que são feitos exercícios para recuperar a força e a mobilidade muscular) e de remodelamento (onde os exercícios são aplicados de forma moderada, até que o músculo seja recuperado totalmente).
Se interessou por este assunto? Leia também: Quais são os tipos de fraturas?
A Central da Fisioterapia realiza atendimento em pacientes que sofreram luxação e contusão. Solicite atendimento ou se precisar de mais informações sobre Fisioterapia ou sobre a Central da Fisioterapia, entre em contato conosco. Será um prazer atendê-lo!
Agradecemos pela leitura!
Atenciosamente,
Equipe Central da Fisioterapia