Fisioterapia - Tratamento Fibrose Cística

Saiba mais sobre Fibrose Cística

Dificuldade em ganhar peso, desidratação e tosse com secreção, podem ser sintomas de fibrose cística, uma doença hereditária definida pelo acúmulo de secreções nos pulmões, intestinos e pâncreas.

Os sintomas dessa doença pouco conhecida, são respiratórios e gastrointestinais, causados por um gene defeituoso. A fibrose cística faz com que o organismo produza secreções que causam obstrução nos órgãos. A obstrução no pâncreas deixa os indivíduos desnutridos, pois dificulta a digestão de gorduras e proteínas.

Quando a doença é identificada previamente, no período neonatal ou com o teste do pezinho, melhora a taxa de sobrevida do indivíduo.

Diagnosticados no neonatal, os sintomas podem ser entupimento do intestino e tosse com secreção. Com o avançar da idade, evoluem para desnutrição progressiva, tosse crônica com secreção excessiva, sinusite crônica, diabetes e infecção respiratória. Todos esses podem causar complicações como sangramento de pulmão, infecção, vazamento de ar do pulmão (pneumotórax) e intestino obstruído.

Fisioterapia para Fibrose Cística

A fibrose cística não tem cura. O tratamento multidisciplinar, envolvendo médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, faz com que a progressão da patologia retarde. O tratamento pela fisioterapia respiratória é anterior ao diagnóstico, devido às complicações causadas no sistema respiratório. Com o auxílio de medicamentos antibióticos inalatórios, o papel do fisioterapeuta é ajudar a expelir as secreções que se acumulam, através da técnica de desobstrução brônquica e outras que vão variar de casos e pacientes.

Se a doença estiver em um estágio muito avançado, a melhor opção é o transplante de pulmão, que tem apresentado resultados satisfatórios e aumentado a expectativa de vida do paciente.

Central da Fisioterapia realiza atendimento em pacientes com fibrose cística. Solicite atendimento ou se precisar de mais informações sobre Fisioterapia ou sobre a Central da Fisioterapia, entre em contato conosco. Agende uma pré-avaliação via telefone. Será um prazer atendê-lo!

O que oferecemos nos tratamentos de Fibrose Cística: